Vimioso: Curso de foto-armadilhagem junta portugueses e espanhóis

De 6 a 9 de fevereiro está a decorrer no Parque Ibérico de Natureza e Aventura (PINTA), em Vimioso, a 4ª edição do curso de foto-armadilhagem, uma formação que tem por objetivo conhecer melhor a fauna silvestre e a ecologia das regiões.

Este ano, inscreveram-se no curso “Uso e potencialidades da armadilhagem fotográfica em estudos de ecologia e monitorização de fauna silvestre”, 18 pessoas, vindas maioritariamente de Portugal e também da vizinha Espanha.

De acordo com o biólogo, João Santos, este curso visa não só conhecer a fauna silvestre existente numa dada região, mas também conhecer os padrões de atividade de uma determinada espécie silvestre e quantificar o tamanho das populações.

“Fazendo uso destas tecnologias é possível realizar estudos que nos permitem fazer uma estimativa de quantos corços ou javalis existem num determinada área”, exemplificou.

O biólogo acrescentou que, para a realização de estudos desta natureza, há que definir a área, bem como o número de câmaras fotográficas a colocar, tendo em consideração o espaçamento ou distância entre as várias câmaras.

Tal como nas edições anteriores, o primeiro dia do curso foi dedicado à aprendizagem e manuseamento das câmaras fotográficas, do seu funcionamento, da sua colocação no campo e ainda da legislação sobre a sua utilização.

Nos dias seguintes, 7, 8 de fevereiro, os participantes no curso vão aprender a trabalhar no tratamento e análise dos dados recolhidos pelas câmaras fotográficas instaladas na natureza.

Finalmente, no dia 9 de fevereiro, a jornada é dedicada a uma saída de campo, para a aldeia de Uva, onde está a sede entidade organizadora do curso, a Palombar.

“Queremos dar a conhecer aos formandos, o trabalho da Palombar, nas suas duas vertentes: a conservação da natureza e a conservação do património rural e edificado”, adiantou João Santos.

Segundo o biólogo, nesta visita, os participantes vão conhecer o Centro de Interpretação dos Pombais Tradicionais e os vários pombais existentes na aldeia de Uva.

“À tarde, o programa inclui uma visita a um campo de alimentação de aves necrófagas, em Algoso, onde a Palombar já utiliza as câmaras de foto-armadilhagem para saber que espécies usam aquela infraestrutura”, indicou.

João Serafim, natural de Vila Nova de Mil Fontes, é um dos participantes na 4ª edição do curso “Uso e potencialidades da armadilhagem fotográfica em estudos de ecologia e monitorização de fauna silvestre”.

“Soube do curso através das redes sociais. E a razão pela qual decidi participar deve-se ao meu trabalho na área do levantamento dos valores naturais, no Parque Natural do Sudoeste Alentejano. Achei que seria uma mais valia aprofundar os conhecimentos e aprender outra metodologia”, explicou.

Segundo o consultor ambiental, o curso ministrado no PINTA tem a mais valia de ser realizado por pessoas credenciadas nesta área dos recursos cinegéticos.

Por sua vez, a jovem médica-veterinária, Maria, veio de Saragoça (Espanha), para participar no curso, motivada pelo anterior estágio que realizou na Palombar, entre outubro e dezembro de 2022.

“Fui convidada pela Palombar para participar no curso de foto-armadilhagem e aproveitei a oportunidade para aprofundar os conhecimentos nesta área da fauna silvestre e da conservação das espécies”, explicou.

À semelhança do colega português, também a jovem espanhola, destacou a vasta experiência e know-how dos formadores.

“São pessoas com um vasto conhecimento e por isso é uma grande oportunidade puder aprender com eles, colocar-lhes questões e tirar dúvidas. Paralelamente, e com a sua orientação vamos trabalhar casos práticos, onde é possível utilizar a tecnologia da foto-armadilhagem”, disse.

Este curso é organizado pela Palombar, em parceria com o Instituto de Investigación en Recursos Cinegéticos, da Universidad de Castilla-La Mancha e o Instituto Mixto de Investigación en Biodiversidad, da Universidad de Oviedo, ambos de Espanha.

Tal como nas edições anteriores, esta formação conta com o apoio do município de Vimioso, do PINTA – Parque Ibérico de Natureza e Aventura e da marca “Vales de Vimioso”.

HA

Deixe um comentário