Miranda do Douro: Parque de estacionamento e posto zootécnico estão concluídos

Estão concluídas as obras da zona envolvente do largo do Castelo, em Miranda do Douro, um investimento de mais de 300 mil euros, que permitiu requalificar urbanisticamente o centro da cidade e disponibilizar cerca de 100 lugares de estacionamento.

Sobre esta obra, o vereador do município de Miranda do Douro, Vitor Bernardo, informou que o projeto já estava em andamento quando o novo executivo entrou em funções, dando-lhe depois seguimento.

“Aquele terreno agrícola era privado e estando situado na zona histórica não podia ser local de construção. O espaço foi por isso requalificado, proporcionado cerca de 100 lugares de estacionamento automóvel, também para pessoas com mobilidade reduzida e um posto de carregamento de veículos elétricos”, informou.

Esta obra teve um investimento total de aproximadamente 370 mil euros, sendo que 314.428, 18 euros foram financiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e 55.487,33 euros provieram de financiamento público.

O autarca adiantou ainda que o município de Miranda do Douro está em conversações com a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), para construir uma ligação do parque de estacionamento ao Largo do Castelo.

“Pretendemos ligar toda a zona histórica num círculo. Assim, pela calçada medieval pretendemos ligar o novo parque de estacionamento ao Largo do Castelo, à antiga rua do Castelo, à rua da Costanilha e ao quartel de São José”, indicou.

Outra obra municipal já concluída é a Casa do Posto Zootécnico de Miranda do Douro, localizada em Malhadas. Nesse edifício, funcionavam os serviços administrativos do Posto Zootécnico de Miranda do Douro, que foi inaugurado em 1913.

Segundo o vereador do município de Miranda do Douro, Vitor Bernardo, o projeto de requalificação exterior deste edifício também já estava a decorrer, tendo o atual executivo acrescentado o projeto de requalificação interior.

“Atualmente, o edifício do Posto Zootécnico de Malhadas está totalmente requalificado, quer interior quer exteriormente”, informou.

Questionado sobre a futura utilidade do edifício, o autarca, adiantou que o município de Miranda do Douro pretende estabelecer um contrato de comodato ou arrendar o espaço às associações das raças autóctones locais.

Neste ano de 2023, a autarquia de Miranda do Douro adiantou que vão realizar várias obras, com destaque para a construção da zona industrial de Duas Igrejas, a requalificação do rio Fresno, a construção do pulmão do rio Fresno, a implementação em todo o concelho das “Oito mil árvores, oito mil habitantes”, a requalificação da Escola Básica de Miranda do Douro, entre outros projetos.

“No primeiro semestre vamos iniciar a parte técnica do matadouro intermunicipal. Simultaneamente, estamos a procurar outras fontes financiamento para que a despesa do município não seja tão elevada”, informou.

HA

Deixe um comentário