Miranda do Douro: Concurso da “Tabafeia de Miranda” premiou a Cozinha Regional Bina

Um dos destaques do XXIV Festival dos Sabores Mirandeses, realizado no fim-de-semana de 20, 21 e 22 de janeiro, em Miranda do Douro, foi o concurso da “Tabafeia de Miranda”, que teve como objetivo incentivar a produção e o consumo deste enchido tradicional.

De acordo com o município de Miranda do Douro, a “tabafeia de Miranda” é um enchido fumado, feito com carne de aves e porco, pão de trigo, azeite, condimentada com sal, alho, colorau ou pimenta e salsa.

No concurso deste ano foram degustadas seis tabafeias, provenientes dos concelhos de Miranda do Douro e de Vimioso, tendo o júri avaliado o aroma, a textura, o sabor e a apresentação destes enchidos.

“Todas as tabafeias estavam muito boas na apresentação. Já no aroma, na textura e no sabor havia diferenças”, explicou o presidente do júri, Vitor Domingues.

A tabafeia vencedora do concurso deste ano, no Festival dos Sabores Mirandeses, foi a confecionada pela cozinha regional Bina, de Vimioso.

Questionada sobre a receita, Bina Monteiro, revelou que a qualidade das tabafeias ou alheiras se deve sobretudo à qualidade das carnes.

“Ao pão há que juntar boas carnes de porco e de galinha, sendo que a carne de porco deve ter um pouco de gordura. Há que ter atenção ao modo como se desfiam as carnes e na condimentação deve usar-se sal, alho moído e salsa. Finalmente, no enchimento deve usar-se tripa de porco”, revelou.

Sobre o 1º prémio no concurso do Festival de Sabores Mirandeses, Bina Monteiro, mostrou-se agradecida e disse que este reconhecimento se deve aos muitos anos de trabalho e de experiência no fabrico do fumeiro tradicional.

Os outros produtores premiados foram a Cozinha Regional Cimo da Quinta, Cozinha Regional O Toural, Cozinha Fumidino, Cozinha Sabores do Cantinho e Pingo d’Orvalho.

Na Terra de Miranda, a tabafeia é habitualmente acompanhada com batata cozida e grelos.

O Festival de Sabores Mirandeses decorreu no fim-de-semana de 20, 21 e 22 de janeiro, em Miranda do Douro.

HA

Deixe um comentário