Constantim: Montarias ao javali trouxeram centenas de caçadores ao Festival de Sabores Mirandeses

Realizou-se no sábado, dia 21 de janeiro, na localidade de Constantim, o Encontro Cinegético de Miranda do Douro, uma atividade inserida no XXIV Festival de Sabores Mirandeses, que decorreu no fim-de-semana de 20, 21 e 22 de janeiro.

De acordo com o presidente do Clube de Monteiros do Norte, Eduardo Fernandes, o encontro dedicado à caça consistiu na realização de duas montarias ao javali, em Constantim, no dia 21 de janeiro e em Vila Chã da Braciosa, no dia 22 de janeiro.

As quase três centenas de caçadores participantes no encontro cinegético eram provenientes de todo o país, com especial incidência da região norte e dos concelhos de Miranda do Douro, Vimioso, Mogadouro, de Bragança e também da vizinha Espanha.

Do município de Miranda do Douro, o vice-presidente, Nuno Rodrigues, também esteve presente no encontro cinegético e destacou que a caça é uma atividade que traz inúmeras vantagens para a região.

“Em territórios, como o concelho de Miranda do Douro, fustigados pela praga dos javalis, estes encontros cinegéticos são muito importantes pois contribuem para o equilíbrio natural. Para além de regular a densidade das espécies existentes, a caça é uma atividade que atrai muita gente à nossa região, em particular no período do outono e inverno, o que contribui para a dinamização da nossa economia, ao nível da hotelaria, da restauração e do comércio”, disse.

Em representação do Turismo Porto e Norte, Inácio Ribeiro, acrescentou que a caça é uma atividade que promove turisticamente a região.

“Há países em que a caça tem um valor muito expressivo, quer pelo número de pessoas envolvidas, quer pelo valor dos lucros que gera. Turisticamente, a caça promove a beleza natural da região e todos os outros valores como são as tradições, a gastronomia, as raças autóctones e o património de Miranda do Douro, ”, explicou.

Andrea Cortinhas, da cooperativa de ovinos de raça churra galega mirandesa, foi outra participante no encontro cinegético. Questionada sobre o que a motiva a participar numa montaria ao javali, a jovem engenheira respondeu que “herdou” o gosto da caça graças à tradição famíliar.

“A caça é uma atividade que desperta o interesse e mobiliza muita gente, pelo desporto, pelo contato com a natureza, pela gastronomia e pelo convívio que se estabelece entre os caçadores”, indicou.

Na montaria de sábado, dia 21 de janeiro, após as inscrições, o mata-bicho e a colocação das “armadas” na mancha ou área circundante à localidade de Constantim, os cerca de 270 caçadores abateram 37 javalis.

Finalizada a montaria de Constantim, o encontro cinegético prosseguiu com o almoço no pavilhão multiusos, em Miranda do Douro.

Depois, ao final do dia, os caçadores deslocaram-se para o espaço do Festival de Sabores Mirandeses, para aí participar no serão transmontano, durante o qual houve um desfile de vestuário e de artigos de caça e o sorteio de vários prémios aos caçadores.

No dia seguinte, dia 22 de janeiro, o encontro cinegético prosseguiu com a montaria ao javali, em Vila Chã da Braciosa.

O Encontro Cinegético coincidiu com o XXIV Encontro Venatório do Nordeste Transmontano e contou com a colaboração das associações de Caçadores de Constantim e de Vila Chã de Braciosa e do apoio do município de Miranda do Douro.

Deixe um comentário