Vimioso: Exposição “Rostos e Paisagens de Vimioso”

No dia 28 de dezembro, foi apresentada a exposição “Rostos e Paisagens de Vimioso”, uma coleção de fotografias e vídeos expostos na Casa da Cultura, que retratam as pessoas, tradições e as paisagens das várias localidades do concelho.

Conforme a vereadora da cultura, Carina Lopes, a exposição fotográfica “Rostos e Paisagens de Vimioso” é a conclusão do projeto “Cultura para Todos”, que teve como objetivo promover a inclusão social através da cultura.

“Este projeto iniciou-se em 2020, tendo sido atribuído às autarquias financiamento para investirem na programação cultural. Assim sendo, no concelho de Vimioso, foram realizadas uma série de atividades culturais e artísticas, que envolveram a população, com destaque para o artesanato, as tradições, a fotografia e o vídeo”, explicou.

Na fotografia, a população do concelho de Vimioso foi desafiada a captar imagens dos antigos ofícios, do património, da natureza e das pessoas.

“Com estas imagens e vídeos estamos a salvaguardar a memória deste território. Recordo que quando celebramos o Dia Dionisino, em Santulhão, para realizar os jogos tradicionais concelhios, houve uma oficina de fotografia e de vídeo, com o propósito de ensinar as pessoas a preservar as memórias locais, através do manuseamento de uma máquina fotográfica ou do simples telemóvel”, explicou.

Por sua vez, Carla Branco, da consultora Partnia, revelou que o grande objetivo destas oficinas de imagem foi ensinar às pessoas as técnicas básicas na captação da imagem, de modo a aprenderem a comunicar melhor o território.

“Tendo em consideração a extraordinária beleza do concelho de Vimioso, das suas gentes e das paisagens, foi importante ensinar às pessoas os conceitos básicos de fotografia, como o grande plano, o pequeno plano e o uso correto da luz na captação das imagens”, indicou.

Deste trabalho resultou a exposição “Rostos e Paisagens de Vimioso”, que compreende centenas de fotografias, tendo sido impressas e expostas cerca de 30 imagens.

HA

Deixe um comentário