Miranda do Douro: Cidade volta a acolher estágio ibérico de voleibol

De 26 a 30 de dezembro, Miranda do Douro, volta a ser o centro de estágio das seleções de voleibol, sub 17, de Portugal e de Espanha, com vista à participação no torneio WEVZA, que vai disputar-se em Itália e serve de qualificação para o campeonato da Europa.

As seleções jovens de Portugal e de Espanha realizaram o primeiro jogo amigável, no dia 28 de dezembro, no pavilhão multiusos, em Miranda do Douro.

Presente no acolhimento à seleção nacional de voleibol, o vice-presidente do município de Miranda do Douro, Nuno Rodrigues, começou por destacar as condições que o centro de formação de Malhadas oferece para o alojamento e a estadia das seleções de Portugal e de Espanha.

“As instalações do centro de formação, em Malhadas, dispõem de quartos, wc’s, cozinha, sala de convívio e salas de formação. O atual executivo ao ver a mais-valia desta infraestrutura, que estava subaproveitada, tem vindo a recuperar as instalações pois reúne ótimas condições para a realização de estágios desportivos e outros encontros de grupos”, indicou.

Na estadia das seleções nacionais, entre os dias 26 a 30 de dezembro, o município de Miranda do Douro vai assegurar o alojamento, a alimentação, a deslocação e a utilização do pavilhão multiusos para a ralização dos treinos e jogos de voleibol.

“Para além da mais valia desportiva, a presença destas jovens seleções de voleibol em Miranda do Douro, vai trazer mais visitantes à cidade, desde logo os familiares e amigos dos atletas, o que por conseguinte traz retorno económico para a hotelaria, a restauração e o comércio local”, indicou.

De Elche, em Alicante (Espanha), por exemplo, vieram duas familias espanholas, que percorreram 700 quilómetros para acompanhar os filhos. A mãe, Águeda Gomez, disse que estes estágios contribuem muito para o crescimento dos jovens, pois alarga-lhes o horizonte, aprendem a conviver e conhecem outros locais e culturas.

“O desporto dá-lhes disciplina, constância e valores como paciência, a solidariedade e a entreajuda”, indicou.

Por sua vez, o casal, Marisol Martin e Francisco Amorros, sublinharam que o estágio conjunto com a seleção portuguesa é uma oportunidade única para os jovens jogadores espanhóis conhecerem melhor a equipa e participarem em jogos internacionais.

“O meu filho tem 15 anos e pratica o voleibol desde os 10. Este desporto para além da preparação física, permite aos jovens ocuparem o tempo com atividades saudáveis, aprofundam o companheirismo e o sentido de pertença à seleção espanhola. E para nós pais, é uma oportunidade de viajar e conhecer novos lugares, ao acompanhá-los nas suas deslocações, como é esta nossa primeira vinda a Portugal e a Miranda do Douro”, disseram.

De acordo com o selecionador nacional sénior de voleibol e coordenador das seleções jovens de voleibol, João José, o concelho de Miranda do Douro oferece boas condições para a realização de estágios desportivos e esta descentralização permite dar a conhecer aos jovens jogadores outras regiões do país.

“Nos estágios é sempre bom sair da nossa zona de conforto, de modo a preparamo-nos para a competição. E o município de Miranda do Douro acolhe-nos sempre muito bem e proporciona-nos todas as condições para alcançarmos os nossos objetivos”, disse.

Para o estágio, em Miranda do Douro, vieram 14 jovens atletas portugueses, provenientes de clubes como o Espinho, Castelo da Maia, Esmoriz, Leixões, Vilacondense, Viana, Oeiras e Benfica.

Por sua vez, o selecionador nacional sub 17 masculinos, Diogo Rosa, expressou o seu agrado pela possibilidade de ter uma semana de treino e de jogos com a congénere espanhola.

“Para nós é ótimo puder estagiar, treinar e realizar os jogos de preparação com a seleção espanhola, de modo a chegarmos ao torneio em Itália, nas melhores condições físicas, técnicas e táticas”, justificou.

Relativamente aos objetivos da seleção nacional para o torneio WEVZA, que é também a 1ª Ronda de Qualificação para o Campeonato da Europa, agendado para 3 a 7 de janeiro de 2023, em Itália, o técnico, Diogo Rosa, disse que o objetivo é passar à fase seguinte.

“No torneio, em Itália, o nosso objetivo é passar à fase seguinte, sabendo que há uma equipa que se qualifica diretamente e outra que fica logo de fora”, adiantou.

Do lado da seleção espanhola, o técnico Fredinson Mosquera, relembrou que Miranda do Douro tem sido o local de encontro e de estágio das jovens seleções de Portugal e de Espanha.

“Sempre tivemos muito boa relação com a seleção portuguesa e os estágios conjuntos permite prepararmo-nos para um torneio tão importante como é o WEVZA, em Itália”, disse.

No referido torneio, Portugal vai defrontar a França, a Alemanha e a Bélgica. Enquanto que a seleção espanhola vai jogar contra Itália e a Holanda.





No estágio que está a decorrer, em Miranda do Douro, as seleções de Portugal e de Espanha realizaram treinos bidiários no pavilhão multiusos e vão disputar três jogos amigáveis: nos dias 28 e 29, os jogos realizam-se às 18h00; e no dia 30 de dezembro, o confronto desportivo está agendado para as 10h00.
O estágio ibérico, em Miranda do Douro, serve de preparação para o torneio WEVZA, a 1ª Ronda de Qualificação para o Campeonato da Europa, agendado para 3 a 7 de janeiro de 2023, em Itália.

HA

Deixe um comentário