Ambiente: Greve dos trabalhadores da recolha de lixo da Resíduos do Nordeste chegou aos 99%

Os trabalhadores, em regime de contrato de trabalho temporário, cedidos pela empresa Multitrab à Resíduos do Nordeste, iniciaram a 26 de dezembro uma greve ao trabalho normal e suplementar, com o sindicato a dizer que a paralisação se situa nos 99%.

“A adesão à greve ronda os 99% do total dos trabalhadores da Multitrab, que prestam serviço à empresa intermunicipal Resíduos do Nordeste e que são meia centena no seu total e que reclamam o fim dos contratos de trabalho precário”, disse Cristina Torres, membro da direção do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local (STAL)

A greve teve início às 00:00 de 26 de dezembro e termina às 23:59 de sábado, dia 31 de dezembro.

Esta jornada de luta, convocada pelo STAL, tem como objetivo reivindicar a sua admissão nos quadros da Resíduos do Nordeste, “por forma a garantir a manutenção dos seus postos de trabalho após o fim da concessão, que termina no próximo dia 31 dezembro”, disse.

“O aumento geral dos salários e de todas as prestações pecuniárias para todos os trabalhadores em 10%, no mínimo de 100 euros, para repor o poder de compra perdido nos últimos anos e a atualização da retribuição base mensal mínima na empresa para 850 euros mensais e o pagamento do subsídio de refeição para o valor de nove euros por dia”, pede o sindica

De acordo com Cristina Torres, “os trabalhadores estão unidos e vão manter a greve à recolha de lixo até sábado, até porque estão a exercer funções que são dos municípios e mantêm-se em condições de trabalho precárias”.

“Há trabalhadores que estão há mais de 20 anos com contratos precários. Agora, é necessário que os municípios que integram a Resíduos no Nordeste se organizem para que os trabalhadores passem para os quadros da empresa intermunicipal e acabar com precariedade laboral”, frisou a sindicalista.

A empresa Resíduos do Nordeste tem sede Mirandela e engloba os municípios de Alfândega da Fé, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Vimioso e Vinhais, no distrito de Bragança e Vila Nova de Foz Côa, no distrito da Guarda.

Segundo dados publicados na página oficial da Resíduos do Nordeste, estes 13 municípios representam 143.777 habitantes e uma produção de resíduos estimada de 140 toneladas/dia ou 50 000 toneladas/ano.

Fonte: Lusa

Deixe um comentário