Vimioso: Seminário de inovação social apontou caminhos para novos projetos no concelho

Na abertura da XXI Feira das Artes, Ofícios e Sabores de Vimioso, no passado dia 9 de dezembro, realizou-se o seminário “Inovação Social – Estratégias para o Futuro”, onde se apontaram caminhos para desenvolver projetos inovadores, que respondam aos problemas sociais do concelho.

No auditório do pavilhão multiusos de Vimioso, o presidente do município, Jorge Fidalgo, lançou o repto ao explicar que “inovar socialmente” significa “fazer diferente” e implica a mobilização e participação das pessoas.

Por isso, o autarca lançou o desafio: “No concelho de Vimioso, como é que vamos promover melhor as Termas? O Parque Ibérico de Natureza e Aventura (PINTA)? O património? O turismo? A gastronomia? As pessoas? E que novas atividades podem surgir?”, interpelou.

Jorge Fidalgo deu como exemplo de inovação social no concelho, o trabalho “extraordinário” que as associações AEPGA, Palombar e ALDEIA têm realizado na dinamização de várias aldeias.

Por sua vez, Carla Branco, da consultora Partnia, informou que a iniciativa pública “Portugal Inovação Social”, visa promover o empreendedorismo e concede apoios financeiros a projetos que respondam a problemas sociais.

“O concelho de Vimioso é uma área privilegiada para implementar projetos de inovação social, que respondam aos problemas deste território, como são a demografia e o envelhecimento da população”, disse.

No decorrer do seminário, o coordenador do IEFP, Filipe Vaz, deu a conhecer a medida “Empreende XXI”, um programa de apoio à criação, desenvolvimento e financiamento de projeto empresariais.

No âmbito da atividade turística, o vice-presidente do Turismo Porto e Norte, Inácio Ribeiro, reconheceu que o concelho de Vimioso, à semelhança de tantos outros concelhos do interior do país, está distante dos grandes fluxos turísticos que se verificam nas grandes cidades de Lisboa e do Porto.

“O turismo é uma grande fonte de receita para o país. O que é que os turistas procuram no interior? A natureza, a vida no campo, os produtos regionais, a caça e a pesca, o vinho e a gastronomia, a família, a lareira, as tradições, as festas e romarias. Cada vez mais, as pessoas procuram o turismo segmentado”, indicou.

Inácio Ribeiro acrescentou que Vimioso deve trabalhar para dar notoriedade ao seu território e oferecer qualidade aos turistas e visitantes.

“Vimioso tem as termas! E o turismo de bem-estar está muito na moda!”, sublinhou.

O vice-presidente do Turismo Porto e Norte, direcionou também o olhar para a vizinha Espanha e perguntou: “O que querem os espanhóis quando visitam Portugal? Há que criar produtos que respondam às suas necessidades e preferências” – interpelou.

Em representação da Comunidade Intermunicipal – Terras de Trás-os-Montes (CIM-TT), Rui Caseiro, conhecedor dos problemas que afetam este vasto território, como é a baixa demografia, disse que, para dar maior dinamismo à região é imperativo promover a troca de experiências e a colaboração entre os vários municípios.

Rui Caseiro deu como exemplo os ‘campeonatos de jogos tradicionais’, uma iniciativa da CIM-TT que aproxima as pessoas dos vários concelhos e fomenta um espírito de encontro, de partilha e de colaboração.

O seminário dedicado à “Inovação Social – Estratégias para o Futuro” encerrou com a intervenção da vereadora do município de Vimioso, Carina Lopes, que expressou a esperança de que surjam vários projetos inovadores, que causem impacto social no concelho vimiosense.

HA

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