Ambiente: Palombar edita livro infantil para desmitificar o lobo-ibérico

A associação de conservação da natureza Palombar, com sede em Vimioso, editou o livro “O Lobo Que Não Era Mau”, destinado ao público infantil e que pretende revelar aos mais novos a importância do lobo-ibérico na natureza.

“O livro descreve caraterísticas fundamentais do lobo ibérico, desde a sua biologia, valor ecológico, comportamento, ameaças que enfrenta e medidas práticas para a sua conservação, que promovam a coexistência pacífica do homem com o lobo”, explica em comunicado a Palombar.

“O Lobo Que Não Era Mau” é da autoria de Uliana de Castro, técnica superior de comunicação da Palombar e licenciada em jornalismo, contando com ilustrações de César Miranda e prefácio de Francisco Petrucci Fonseca, professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, investigador do cE3c/CHANGE e presidente do Grupo Lobo.

“Através da desconstrução de preconceitos, cujo vilão é o lobo – propagados por contos infantis como o “O Capuchinho Vermelho”, que produziram, no imaginário social coletivo, uma imagem negativa desta espécie, este novo livro mostra, numa narrativa conduzida pelas dúvidas e a curiosidade intrínsecas de uma criança, quem é afinal o lobo-ibérico (Canis lupus signatus)”, indica a autora.

O livro foi editado com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), da Associação de Conservação do Habitat do Lobo Ibérico e dos municípios de Bragança, Guarda, Miranda do Douro, Mogadouro, Montalegre e Vimioso.

Fonte: Lusa

Deixe um comentário