Miranda do Douro: “Clássica Douro Internacional 2023” quer chegar aos 800 ciclistas

Após o sucesso da primeira edição, estão abertas as inscrições para a “Clássica Douro Internacional”, uma prova de cicloturismo agendada para o dia 10 de setembro de 2023, que tem como novidades a oferta de um jersey a todos os participantes, um novo percurso e a meta de chegar aos 800 ciclistas inscritos.

Recorde-se que a prova de cicloturismo “Clássica Douro Internacional” surgiu em 2022, com o propósito de fomentar a prática do ciclismo nas belas paisagens do parque Natural do Douro Internacional e no planalto mirandês.

João Cabreira, organizador da prova, disse que um dos objetivos da próxima edição da “Clássica Douro Internacional” é aumentar o número de inscrições e definiu com meta alcançar entre 800 a 900 participantes, com uma forte aposta na divulgação da prova em Espanha.

“Dado que vamos para a 2ª edição da prova e muitos dos ciclistas já vieram conhecer a região da Terra de Miranda, estamos otimistas de que na próxima edição virão mais participantes. Para isso, também contribui o nosso trabalho de comunicação e divulgação da prova através de conteúdos, de imagens e vídeos, sobretudo na vizinha Espanha”, disse.

Uma novidade para os cliclistas inscritos na prova do próximo ano é a oferta de um jersey, uma camisola técnica de ciclismo, que tem um custo de venda ao público de 45 euros e que será oferecida no kit dos participantes.

Outra novidade na edição da “Clássica Douro Internacional 2023” é a direção dos três percursos, que partem de Miranda do Douro em direção a Palaçoulo.

“A ‘Clássica curta’ vai ter apenas uma distância de 50 quilómetros, para os participantes que não está tão preparados. A prova parte de Miranda do Douro em direção a Palaçoulo, Sendim, Duas Igrejas e Miranda do Douro”, indicou.

Na ‘Clássica média”, de 104 quilómetros, os ciclistas vão percorrer Miranda do Douro, Palaçoulo, Sendim, Bemposta, Fermoselle e Miranda do Douro.

E na ‘Clássica Longa’, o percurso de 144 quilómetros, parte de Miranda do Douro, Palaçoulo, Algoso, Mogadouro, Bemposta, Fermoselle e Miranda do Douro.

Na primeira edição prova, realizada no passado dia 25 de setembro, participaram 535 ciclistas, que ficaram vivamente impressionados com as paisagens do Douro Internacional e do planalto mirandês.

Para além da competição, a vinda de ciclistas de todo o país, da vizinha Espanha e de vários países europeus é segundo a presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, uma oportunidade para dar a conhecer aos visitantes, as atrações turísticas de Miranda do Douro, como é a beleza natural da região, a história, as tradições e o artesanato, a hospitalidade, a cultura e a língua mirandesa e a gastronomia da Terra de Miranda.

“Após o sucesso da primeira edição da ‘Clássica Douro Internacional’, o município de Miranda do Douro vai continuar a apoiar a realização desta prova de cicloturismo, pois é um evento que traz muita gente a Miranda do Douro e dá uma grande visibilidade à nossa região. Em 2023, a prova vai realizar-se a 10 de setembro, logo após a Festa de Nossa Senhora do Naso, o que poderá contribuir para uma maior interesse e participação da população local no evento desportivo”, justificou.

Na avaliação da primeira edição, a organização da prova sublinhou que o evento precisa do envolviemnto e a participação de todos os intervenientes, como são os patrocinadores, o município de Miranda do Douro e também as empresas locais.

Segundo João Cabreira, na organização da 2ª edição da ‘Clássica Douro Internacional’ vão sensibilizar as empresas da região para que apoiem esta prova de cicloturismo.

“Um evento destes traz um grande número de pessoas à região e é um fator de desenvolvimento social, económico e turístico”, disse.

As inscrições para a “Clássica Douro Internacional” são feitas através do site: https://cabreirasolutions.com/

HA

Deixe um comentário