Vimioso: Bombeiros celebraram 90 anos

No sábado, dia 3 de dezembro, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vimioso celebrou o 90º aniversário, assinalando assim a longevidade desta associação que foi fundada em 1932, com a missão de proteger “desinteressadamente” pessoas e bens e desenvolver atividades culturais, de recreio e desportivas.

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vimioso (AHBVV) foi fundada em 12 de Setembro de 1932. De acordo com o presidente desta associação humanitária, Hélio Alves, ao longo destes 90 anos houve uma significativa evolução no modo de funcionamento da corporação.

“Hoje em dia, a AHBVV funciona mais como uma empresa, dado que há 25 bombeiros profissionais assalariados. Para além destes bombeiros, há ainda duas equipas de intervenção permanente (EIP), cujos vencimentos são pagos pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e pelo município de Vimioso”, indicou.

Atualmente, os 25 bombeiros da AHBVV desempenham várias tarefas: na central de comunicações, que funciona 24 horas por dia; no INEM; no transporte de doentes; e nas equipas de intervenção permanente, que têm a responsabilidade do socorro em caso de incêndios e acidentes.

Questionado se ainda há voluntários na corporação, o presidente, Hélio Alves, afirmou que “felizmente”, metade dos bombeiros vimiosenses, ou seja, 25 pessoas, são bombeiros voluntários.

Luis Paulo Masseira é bombeiro da AHBVV, desde 1989. Entrou para a corporação de bombeiros de Vimioso com apenas 14 anos, motivado pela “adrenalina” do toque das sirenes e pela vontade de ajudar as pessoas e combater os incêndios.

“Naquela época não existiam as equipas de intervenção permanente no quartel, pelo que era necessário tocar a sirene para convocar os bombeiros voluntários para acorrer às emergências ou aos fogos”, recordou.

Fazendo uso dos 33 anos experiência como bombeiro, Luís Masseira, indicou que houve muitas mudanças no modo de operar da corporação, em Vimioso.

“Ao longo dos anos a realidade mudou muita na AHBVV: as viaturas são cada vez mais sofisticadas, há novos equipamentos e fardamentos, que dão mais segurança no desempenho das nossas funções. Há também mais formações e treinos, ministrados pela Escola Nacional de Bombeiros e pelas associações locais. No combate aos incêndios há mais meios de combate, como os aviões, os helicópteros e há mais entreajuda entre as várias associações de bombeiros”, indicou.

Se é verdade que a principal missão da AHBVV continua a ser a protecção e o socorro das pessoas e dos bens, desde a sua génese, a associação tem desenvolvido outras actividades no âmbito da cultura, recreio e desporto. Uma das atividades que mais tem perdurado e se destaca é o ensino da música.

“Através da escolinha de música, AHBVV proporciona às crianças a aprendizagem musical, com o objetivo integrarem depois a Banda Filarmónica da corporação”, informou o presidente da associação.

Relativamente à comemoração do 90º aniversário da associação humanitária, a cerimónia decorreu no quartel dos bombeiros, em Vimioso.

  • O programa iniciou-se às 14h30, com o hastear da bandeira e a formatura da corporação de bombeiros e da banda filarmónica.
  • De seguida, realizou-se à receção às entidades e convidados. Para depois se proceder à entrega de condecorações e imposição de medalhas.
  • Às 15h30, teve lugar uma sessão solene, a que se segue uma romagem ao cemitério para lembrar os bombeiros falecidos.
  • O desfile motorizado pelas ruas da vila de Vimioso decorreu às 17h00.
  • E a comemoração do 90º aniversário da AHBV Vimioso culminou com um jantar convívio.

Deixe um comentário