Miranda do Douro: “Trail Pobo de Miranda” trouxe 120 atletas às arribas do Douro

No passado Domingo, dia 27 de novembro, (de)correu em Miranda do Douro, o 1º “Trail Pobo de Miranda”, uma prova desportiva organizada pela confraria Trotamontes e apoiada pelo município de Miranda do Douro, com os propósitos de incentivar a prática desta modalidade no planalto mirandês e nas arribas do Douro.

Na primeira edição do “Trail Pobo de Miranda”, os 120 participantes percorreram as distâncias de 17 quilómetros (trail) e 7 quilómetros (caminhantes).

Segundo José Moutinho, diretor da prova, o planalto mirandês oferece condições para a prática do “eco-trail”, a corrida na natureza.

“O objetivo desta primeira edição da prova foi sobretudo dar a conhecer aos atletas visitantes, as condições naturais desta região para a prática do ecotrail, que consiste na corrida em trilhos estreitos, onde há obstáculos naturais, como as rochas e a vegetação”, explicou.

O vice-presidente do município de Miranda do Douro, Nuno Rodrigues, expressou a sua satisfação pela realização de mais uma prova desportiva no concelho, que atraiu a vinda de muitos atletas visitantes.

«Esta primeira edição do trail “Pobo de Miranda” deu a conhecer aos atletas às condições ímpares do nosso território, para a prática da corrida na natureza. Outra mais-valia destes eventos desportivos é a oportunidade de incutir na população local e sobretudo nos mais jovens, o gosto pelo desporto e neste caso pelo atletismo”, disse.

Já o presidente da freguesia de Miranda do Douro, Francisco Parreira, informou que esta prova inseriu-se no calendário da taça de Portugal e destacou a participação de três atletas do Grupo Desportivo Mirandês.

«O trail “Pobo de Miranda” um evento que gostaria que perdurasse em Miranda do Douro, dado que temos excelentes condições para a prática da corrida na natureza», disse.

Um dos atletas, Valter, veio do Porto para participar no trail em Miranda do Douro.

“Vim com os propósitos de fazer desporto e turismo, dado que não conhecia esta região. No começo da prova corremos com o nevoeiro matinal, mas depois de o nevoeiro levantar, fiquei maravilhado com a beleza natural desta região”, disse.

Por sua vez, Maria também veio do Porto, para participar na prova desportiva. A atleta elogiou a beleza natural de Miranda do Douro, bem como a eficiente organização do evento.

“O que torna o trail running especial é a possibilidade de fazer desporto no meio da natureza. E Miranda do Douro tem percursos fantásticos para a prática desta modalidade”, disse.

Já o atleta, natural de Malhadas, César Pires, a correr com as cores do Clube Académico de Bragança, disse que o trail “Pobo de Miranda” foi uma prova rápida, que permitiu percorrer a diferentes velocidades, as belas paisagens das arribas do Douro.

“O concelho de Miranda do Douro, graças a existência de trilhos selvagens, tem excelentes condições para a prática desta modalidade de correr na natureza. Acredito que, em futuras edições, e com a devida divulgação, esta prova poderá atrair a vinda de muito mais gente a Miranda do Douro”, indicou.

O atleta mirandês sugeriu ainda à organização que a próxima edição do trail “Pobo de Miranda” se faça na primavera.

“É a estação do ano mais convidativa para a prática do desporto, em particular da população local, na vertente da caminhada”, sugeriu.

Após a realização da prova, Sandra Martins, atleta do Grupo Desportivo Mirandês, disse que gostou muito de participar no trail, o que lhe permitiu conhecer trilhos até então desconhecidos.

“Gostei muito de correr na minha cidade! O trail foi bastante técnico. E até o frio desperta em nós, atletas, a vontade de correr mais!”, disse.

Por sua vez, o marido, Pedro Pereira, que há nove anos é praticante desta modalidade, disse que a prova em Miranda do Douro foi muito rápida.

“Nas arribas do Douro, onde há vistas deslumbrantes, fiquei na dúvida se deveria correr ou parar para contemplar as belas paisagens!”, gracejou.

Tiago Domingues, de 17 anos, é um jovem atleta do Grupo Desportivo Mirandês. Desenvolveu o gosto pelo atletismo no Centro de Marcha e Corrida e sobre a sua participação na primeira edição do trail “Pobo de Miranda” disse que a prova embora rápida, foi bastante exigente.

O trail Pobo de Miranda foi organizado pela Confraria Trotamontes e contou com o apoio do município de Miranda do Douro.

Para além do trail “Pobo de Miranda”, a confraria Trotamontes organiza vários trails em Portugal, com destaque para o Ultra Trail Serra da Freita, em Arouca; o trail Geira Via Nova Roma, no Minho; e o Trotamontes Backyard Ultra, em Oliveira de Azeméis.

HA

Deixe um comentário