Picote: Obra «Rostos de uma Barragem – o Álbum de Telmo Ferraz» apresentado no Porto

A obra «Rostos de uma Barragem – o Álbum de Telmo Ferraz», organizada por Henrique Manuel Pereira, professor da Universidade Católica Portuguesa, vai ser apresentada, dia 25 de novembro, às 18h00, no Paço Episcopal do Porto.

A sessão acontece no dia do 97.º aniversário do Padre Telmo Ferraz e a obra vai ser apresentada pelo professor Fernando de Almeida.

Telmo Ferraz é natural de Bruçó, Mogadouro e nos anos 1950 foi capelão da barragem de Picote, desenvolvendo um extraordinário trabalho pastoral e humanitário junto dos operários.

«Rostos de uma Barragem» reproduz um álbum de cerca de 200 fotografias, a preto e branco, na “sua esmagadora maioria da autoria do Padre Telmo Ferraz e por ele legendadas”.

Um livro que retrata a realidade da barragem de Picote, a primeira do Douro Internacional, iniciada em 1954 e inaugurada em 1958, um marco da engenharia e arquitetura portuguesa da época e um contributo para a industrialização do país.

«Rostos de uma Barragem» configura um importante documento social e histórico e o autor de «O lodo e as estrelas», através da sua máquina fotográfica, retrata as “pessoas de carne e osso” que contribuíram para a edificação desta importante obra de engenharia e arquitetura.

A edição desta obra com a chancela da «Alforria» conta com o apoio da Movhera, empresa concessionária do aproveitamento hidroeléctrico de Picote, do Município de Miranda do Douro, e também com outras instituições locais como a Associação Família Kolping de Picote e a Junta de Freguesia de Picote.

Fonte: Ecclesia

Deixe um comentário