Vimioso: Caminhada de São Martinho vai inaugurar a “Rota da Batoqueira”

Vimioso: Caminhada de São Martinho vai inaugurar a “Rota da Batoqueira”

No próximo sábado, dia 12 de novembro, a junta de freguesia de Vimioso vai organizar a 4ª Caminhada de São Martinho, uma atividade desportiva e de lazer, que este ano tem como novidade a inauguração do percurso pedestre “Rota da Batoqueira”.

De acordo com o presidente da freguesia de Vimioso, José Manuel Alves Ventura, o projeto da “Rota da Batoqueira” iniciou-se em 2021.

«A inauguração da “Rota da Batoqueira” agendada para o dia 12 de novembro visa assinalar a conclusão dos trabalhos de sinalização e homologação deste novo percurso pedestre, em Vimioso”, disse.

A caminhada do próximo sábado na “Rota da Batoqueira”, tem início marcado para as 9h00 da manhã e vai iniciar-se no parque municipal (junto à sede da junta de freguesia).

Ao longo do percurso, os cerca de 80 caminhantes inscritos na atividade vão puder conhecer a paisagem retalhada dos terrenos agrícolas, tão caraterística do nordeste transmontano.

A meio de percurso, aos 5 quilómetros, os participantes vão chegar ao Castro da Batoqueira. Este antigo povoado, foi construído numa zona de especial beleza natural e com uma vista privilegiada para o rio Maçãs. Aí chegados, os caminhantes vão ser presenteados com um reforço alimentar.

Após o descanso e no caminho de regresso a Vimioso, os participantes vão atravessar uma mata de densa de carvalhos, para depois percorrer novamente as paisagens agrícolas.

Chegados a Vimioso e concluído o percurso pedestre, os caminhantes vão almoçar e convíver no salão da junta de freguesia, onde não vai faltar o magusto e a jeropiga, para assim celebrar o dia de São Martinho.

Após o almoço, a rota da Batoqueira sugere ainda aos caminhantes a visita aos monumentos de interesse histórico e turístico na vila. É o caso do pelourinho, que terá sido erguido no reinado de D. Manuel I, o monarca que concedeu o foral a Vimioso, no ano 1516.

Ao final da tarde (18h00), vai realizar-se na igreja paroquial de Vimioso, o concerto musical “O livro de bolso”, uma
iniciativa da associação Inter+Value.

HA

Deixe um comentário