Miranda do Douro: Missa e procissão encerraram as Festas da Cidade
Concluíram-se este Domingo, dia 21 de agosto, as Festas da Cidade de Miranda do Douro, com a celebração da Eucaristia na concatedral e a procissão em honra de Santa Bárbara.
A celebração religiosa realizou-se às 17h00 e registou uma grande afluência de pessoas, que após dois anos de interrupção por causa da pandemia, tiveram novamente a oportunidade de participar na procissão dos santos padroeiros pelas ruas da zona histórica da cidade.
Na homília da Missa, o padre Manuel Marques, pároco de Miranda do Douro começou por dizer que Deus é para todos.
Contudo, o sacerdote numa alusão à imagem da “porta estreita” utilizada por Jesus no Evangelho deste Domingo, alertou que, amiúde, as riquezas, os apegos, afeições desordenadas e o egoísmo dificultam a comunhão com Deus.
Ainda assim, o pároco de Miranda do Douro reconheceu que o caminho da verdadeira felicidade é difícil, pois exige uma permanente atenção e vigilância.
“Deus é a única Pessoa que sacia a nossa sede de sentido e felicidade. E como Pai que é, Deus corrige aqueles que ama. E nós, também devemos corrigir-nos uns aos outros e ajudarmo-nos mutuamente a crescer”, disse.
O padre Manuel Marques ensinou que os verdadeiros amigos não são aqueles que somente nos elogiam.
“São aqueles que nos chamam à atenção e nos corrigem”, disse.
Após a Missa, realizou-se a tradicional procissão com os vários andores dos santos padroeiros pelas ruas da zona histórica da cidade, acompanhados musicalmente pela Associação Filarmónica Mirandesa.
No Largo do Castelo, coube ao grupo musical Calhambeque encerrar as festividades deste ano.
HA