Igreja: Portugueses e espanhóis voltam a peregrinar em conjunto

No sábado, dia 13 de novembro, vai voltar a realizar-se a atividade “Peregrinos por um dia”, com a peregrinação de 12 quilómetros entre Videmala e Carbajales, em Espanha, uma iniciativa que é organizada pela delegação de religiosidade popular da diocese de Zamora e as paróquias de Miranda do Douro e Quintanilha.

Após a interrupção forçada por causa da pandemia, as peregrinações transfronteiriças estão de volta e o programa deste ano vai levar os peregrinos, portugueses e espanhóis, a percorrer, de novo, a Rota das Sete Irmãs.

Esta rota ou itinerário consiste numa rede de santuários marianos, localizados em Espanha (quatro) e três em Portugal, é o caso dos santuários de Nossa Senhora do Naso, Nossa Senhora da Luz e Nossa Senhora da Ribeira, em Quintanilha.

Ao todo, a Rota das Sete Irmãs compreende oito etapas, que vão ser percorridas entre 13 novembro e 4 junho.

Mensalmente vai ser percorrida cada uma destas oito etapas, cuja distância varia entre os 10,5 km e os 16,5 quilómetros.

De acordo com o padre Javier Fresno Campos, delegado da Religiosidade Popular, da Diocese de Zamora, estas peregrinações conjuntas entre portugueses e espanhóis iniciaram-se em 2014.

A publicação de um livro sobre os santuários que existem nos dois lados da fronteira serviu de inspiração para que o padre Xavier e o padre Manuel Marques, pároco de Miranda do Douro, começassem a organizar peregrinações a estes santuários.

Percorridos sete anos desde o início destas peregrinações, o padre Javier explicou que o que motiva espanhóis e portugueses a participar, é o grande desejo de encontro e de convívio entre as pessoas.

“Nestes encontros há um magnífico ambiente de convivência entre espanhóis e portugueses, o que promove a construção de muito boas amizades”, disse.

Sobre os santuários e outros locais que costumam visitar, o sacerdote espanhol disse que acabam por descobrir lugares impressionantes, que evocam a transcendência e revelam muitas afinidades entre a prática religiosa nas dioceses de Zamora e de Bragança – Miranda.

Por seu lado, o padre Manuel Marques, pároco de Miranda do Douro reiterou que sempre houve um bom relacionamento entre as populações fronteiriças.

“Na aldeia de Ifanes, por exemplo, até havia pessoas que tinham propriedades do lado espanhol”, disse.

No que respeita à religiosidade das pessoas, o sacerdote português, acrescentou que, “antigamente dizia-se que os espanhóis que viviam nas localidades da raia, preferiam vir rezar à catedral de Miranda do Douro do que ir a Zamora”.

A participação nestas peregrinações, para além de promover o exercício físico e a vida saudável, também permite aos peregrinos a aprofundar a espiritualidade. De acordo com o padre Javier, cada uma destas peregrinações é vivida com o sentido espiritual, ou seja, como “uma caminhada ao encontro de Deus”.

E segundo o sacerdote espanhol, também a convivência ao longo do dia e o almoço remetem para a dimensão religiosa, pois promovem o encontro e reforçam a comunhão entre todos os participantes.

O padre Manuel Marques, que é um assíduo participante nestas peregrinações “ibéricas”, explicou que esta atividade têm três componentes importantes. A prática do exercício físico e da vida saudável. A partilha espiritual, pois a caminhada começa com a oração da manhã e conclui-se com a celebração da eucaristia. E há o convívio, que decorre ao longo do dia e culmina com o almoço em conjunto”.

O pároco de Miranda do Douro enfatizou que, no decorrer das peregrinações, portugueses e espanhóis convivem realmente uns com os outros e o ambiente é muito fraterno e familiar.

“É uma festa! As peregrinações têm sido momentos de partilha e convívio formidáveis!”, disse.

Outro aspeto que chama muito à atenção do pároco de Miranda do Douro é o interesse e o gosto dos espanhóis em vir conhecer o lado português.

Sobre o facto das peregrinações serem promovidas pela Igreja Católica, ambos os sacerdotes, realçaram que “a Igreja não tem fronteiras”.

O padre Javier Campos recordou, inclusive, que o bispo de Bragança-Miranda, Dom José Cordeiro, já participou em várias destas peregrinações. Quanto ao bispo de Zamora, Dom Fernando Valera Sanchez, o sacerdote informou que o prelado ainda não teve oportunidade de participar, pois foi ordenado recentemente, em dezembro de 2020.

Quem pretenda participar nas peregrinações “Peregrinos por um dia” deve contatar a paróquia de Miranda do Douro, na pessoa do padre Manuel Marques, através dos contatos 912 100 523 | mjlm1952@hotmail.com.

Ou em alternativa, a Delegação para a Religiosidade Popular da Diocese de Zamora, na pessoa do Padre Javier Fresno Campos, através dos contatos 034 606876098 | jfresno2000@yahoo.es

A organização informa que a participação nas peregrinações é gratuita.

Já o almoço e o transporte são da responsabilidade dos participantes.

Programa anual das peregrinações pela Rota das Sete Irmãs.

HA

Deixe um comentário