Fé e Cultura: Música sacra na concatedral de Miranda do Douro

A concatedral de Miranda do Douro vai acolher no próximo Domingo, dia 14 de novembro, o coro de São Roque de Lisboa, que vai animar a Eucaristia e realizar um concerto, com os propósitos de promover a música sacra e fomentar a prática cultural nesta região do interior do país.

Esta iniciativa resulta da colaboração entre o Museu da Terra de Miranda, que tutela a concatedral e a Unidade Pastoral Santa Maria Maior. Assim sendo, na manhã do próximo Domingo, dia 14 de novembro, às 11h00, o coro de São Roque vai animar a Eucaristia. E à tarde, às 15h00, vai realizar-se o concerto intitulado “Tempo da Música”, com a interpretação de um conjunto de músicas caraterísticas dos vários tempos litúrgicos.

O coro é constituído por um quarteto vocal, fanfarra de metais e Órgão.

Segundo a diretora do Museu da Terra de Miranda (MTM), Celina Pinto, a presença do Coro de São Roque, em Miranda do Douro, faz parte do propósito de dinamizar a concatedral de Miranda do Douro, um templo edificado no século XVI (1566) que reune ótimas condições acústicas para a rezalização de concertos.

Sobre o evento do próximo Domingo, Celina Pinto informou que o coro de São Roque está a realizar concertos de forma gratuita pelo norte do país e solicitaram autorização para atuar em Miranda do Douro.

“É óbvio que temos todo o interesse em promover eventos culturais na concatedral. Há um propósito de fazermos uma programação anual de eventos que possibilitem pôr em funcionamento o órgão de tubos do século XVIII”, informou.

Segundo Celina Pinto, o órgão de tubos carece de uma afinação, contudo tal reparação não impede a realização concertos.

Ainda de acordo com a diretora do Museu da Terra de Miranda, até ao final do ano, estão agendados mais dois concertos em Miranda do Douro.

“A época do Advento e Natal é a mais procurada para a realização de concertos”, indicou.

Sobre a participação do coro de São Roque na Eucarisita, do próximo Domingo, dia 14 de novembro, o padre Manuel Marques, pároco de Miranda do Douro, disse que é sempre bom receber a visita de outros grupos corais, que para além dos concertos, também participam na Eucaristia.

“A música tem um papel muito importante nas celebrações litúrgicas pois conduzem à interioridade e elevam o espírito. Por isso, quer na Eucaristia ou na celebração de qualquer outro dos sacramentos deve usar-se a música”, disse.

O pároco de Miranda do Douro referiu ainda que “a Igreja sempre teve muita apetência para a cultura e a arte. E a música é uma arte”, lembrou.

Questionados sobre a importância do binómio cultura e religião, na dinamização do turismo em Miranda do Douro, Celina Pinto e o padre Manuel Marques mostraram-se concordantes.

Celina Pinto, referiu, por exemplo, que os visitantes espanhóis que visitam Miranda do Douro, vêm à procura da gastronomia, das compras no comércio local e da visita aos locais históricos, como a cocatedral. Mas “quando há concertos na Sé os visitantes ficam maravilhados e acabam por se sentar para disfrutar do momento musical”, disse.

Por seu lado, o padre Manuel Marques, informou que a diocese de Bragança-Miranda foi uma das primeiras dioceses do país a dedicar-se à pastoral do turismo e por conseguinte à valorização do património religioso existente nesta região. “Recordo que o Estado e outros agentes também fazem uso deste património religioso, como é a concatedral e outras Igrejas, capelas, eremitérios, etc., para promover o turismo”, concluiu.

HA


Catedral de Miranda do Douro

A Catedral de Miranda do Douro foi mandada construir por ordem de D. João III, em 1552, sendo concluída em 1566.


Segundo dados históricos, até 1780, a catedral foi o centro da vida social, religiosa e cultural de Miranda do Douro.

O corpo da catedral tem um conjunto de 12 altares e retábulos em talha dourada. O destaque vai para o Calvário, um conjunto escultórico de grande tensão dramática.

Deixe um comentário