Vimioso: Termas são frequentadas por todas as idades

A propósito da “I Semana para a Saúde e Bem Estar – Dr. José Joaquim de Moura” que vai decorrer de 6 a 10 de junho, em Vimioso, fomos visitar as termas locais, uma moderna estância termal edificada sobre o vale do rio Angueira e que proporciona vários tratamentos e serviços de bem estar.

Os romanos terão sido os primeiros a explorar as propriedades medicinais das fontes de água termal. E mais recentemente, estas propriedades curativas começaram a ser alvo de estudos.

Investigações hidrológicas às chamadas águas da Terronha, em Vimioso, vieram comprovar os efeitos terapêuticos destas águas nos sistemas músculo-esquelético, dermatológico, reumático e do aparelho respiratório (ORL).

Dado que atualmente há uma acentuada tendencia social para as questões de saúde e qualidade de vida, o termalismo procura acompanhar esta evolução oferecendo novos serviços e terapias de reabilitação.

As Termas de Vimioso são disso exemplo. Esta moderna estância termal está edificada sobre o vale do Rio Angueira e é envolvida pela paisagem natural da região transmontana.

De acordo com Francisco Bruçó, responsável pelas Termas de Vimioso, neste inovador espaço de saúde e bem-estar, para além das salas de massagem e relaxamento, os visitantes podem desfrutar de uma piscina interior aquecida, bem como de um ginásio, hidromassagem e vários tipos de duche.

A época termal ou o período de tratamento decorre todos os anos, de 1 de maio até 30 de novembro.

O SPA contém 8 salas de tratamentos.

“É muito comum os médicos recomendarem aos pacientes tratamentos termais em vez dos medicamentos, para problemas como hérnias discais, problemas respiratórios ou dermatológicos. Os tratamentos duram 15 dias”, indicou.

Segundo Francisco Bruçó, os principais clientes das termas de Vimioso são pessoas naturais do concelho, assim como dos concelhos vizinhos de Miranda do Douro, Mogadouro, Bragança e também de Espanha.

“As termas são frequentadas por pessoas de todas as idades: desde as crianças que vêm fazer tratamentos respiratórios, aos jovens e adultos, em particular os mais idosos”, indicou.

Paralelamente, as Termas de Vimioso desenvolvem atividades de animação termal, como é a hidroginástica, direcionada para as crianças e os jovens das escolas.

No início do decorrente ano letivo, um dos propósitos do município de Vimioso foi abrir, em parceria com o Instituto Politéncico de Bragança (IPB), um curso em “Termalismo e Bem Estar”. O objetivo era oferecer aos jovens do concelho e da região a oportunidade de trabalhar nas termas locais. No entanto, esta oferta educativa e profissionalizante ainda não foi implementada, dada a falta de candidatos para a abertura do curso, em Vimioso.

Atualmente, está a estagiar nas Termas de Vimioso, Liliana Timóteo, uma estudante natural de Vila Real que veio para Vimioso, no âmbito da parceria que as termas locais estabeleceram com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

“O curso técnico superior profissional em Termalismo é muito interessante. Iniciei um estágio que está a decorrer de 28 de fevereiro a 22 de julho”, indicou.

Segundo Francisco Bruçó, as Termas de Vimioso têm acolhido estudantes estagiários do curso de Termalismo, vindos do IPB, da UTAD e também das Caldas da Rainha.

Para dar a conhecer esta estância termal ao público, o município de Vimioso participa regularmente nas feiras dedicadas a este setor, como são a Bolsa de Turismo de Lisboa, as Feiras de Ourense e de Zamora, em Espanha, e os eventos locais e distritais.

“A nossa melhor publicidade é servir bem as pessoas que nos visitam, na esperança de que, por sua vez, elas nos publicitem junto dos seus familiares e amigos”, concluiu.

Deixe um comentário