Vimioso: Projeto “Hands on” para recuperar e conservar o património rural e natural

Em 2022, a organização ambiental Palombar vai promover o projeto”Hands on – Volunteering teams for Rural and Natural Heritage” com o objetivo de continuar a restaurar e conservar o património rural e natural da aldeia de Uva, no concelho de Vimioso.

O projeto que conta com o apoio institucional do Município de Vimioso e da União de Freguesias de Algoso, Campo de Víboras e Uva, visa a realização de campos de trabalho voluntário internacionais, com o propósito de restaurar edifícios da arquitetura tradicional.

Para além disso, o novo projeto da Palombar – Conservação da Natureza e do Património Ruralvisa ainda promover workshops e encontrossobre técnicas de construção tradicionais, de modo a transmitir conhecimentos sobre as técnicas e o uso de materiais locais e ambientalmente sustentáveis, apresentando soluções ecológicas para os setores da arquitetura e construção.

A organização ambiental informa que ao longo de 2022, cerca de 60 voluntários nacionais e internacionais vão participar nas ações do projeto (campos de trabalho, workshops e encontros). Durante a sua estadia no concelho de Vimioso, estes jovens voluntários terão também a oportunidade de descobrir a região e socializar com as comunidades locais.

No âmbito da sua ação, a Palombar esclarece que os edificados rurais, para além de terem sido construídos para servir as necessidades das populações, são também um abrigo para a vida selvagem, contribuindo, desta forma, para a conservação e a promoção da biodiversidade.

“Constituem, por isso, ícones do mundo rural de elevado valor cultural, social, natural e ecológico que queremos recuperar e conservar”, lê-se no comunicado.

Em sínteses, a organização informa que o projeto “Hands On” pretende dinamizar o mundo rural, com a descoberta do território e da sua riqueza natural, patrimonial, cultural e humana, bem como a partilha intergeracional de experiências e conhecimento.

HA

Deixe um comentário