Vimioso: Oficina artística ‘As Conquistas de Abril’
Ao longo deste mês de abril e no âmbito das comemorações do cinquentenário do 25 de abril, o município de Vimioso vai promover várias atividades, que começam neste sábado, dia 6 de abril, com a oficina artística ‘As Conquistas de Abril’.
De acordo com a vereadora da cultura, Carina Lopes, esta atividade vai decorrer às 15h30, na Biblioteca Municipal Dr. Norberto Lopes, em Vimioso e destina-se a todas as idades, crianças, jovens e adultos.
“A oficina ‘As Conquistas de Abril’ é dinamizada pela artista plástica, escritora e ilustradora, Ana Rita Janeiro e pretende fazer-nos refletir sobre os tempos da ditadura, as conquistas da democracia e o valor da liberdade que vivemos hoje”, disse.
Na madrugada de 25 Abril de 1974, forças militares ocuparam pontos estratégicos em Lisboa e derrubaram a ditadura do Estado Novo, implantada também por militares em 1926. Às primeiras horas da manhã, militares de vários ramos, ocuparam pontos estratégicos na capital portuguesa, com o objetivo de derrubar o regime do Estado Novo. Os sinais de código para dar o arranque das operações – canções de Paulo de Carvalho e Zeca Afonso – foram transmitidos através da rádio nas horas anteriores. A zona dos ministérios, órgãos de comunicação e outros locais considerados sensíveis foram subjugados pelos militares sublevados. A reação do regime foi lenta e ineficaz. O presidente do Conselho de Ministros, Marcello Caetano, refugiou-se no Quartel do Carmo, de onde saiu sob escolta militar do capitão Salgueiro Maia, em direção ao exílio. Nas horas seguintes foi criada a Junta de Salvação Nacional. Fonte: RTP
HA