Vimioso: Município celebrou o Cinquentenário do 25 de abril

O Município de Vimioso assinalou o Cinquentenário do 25 de abril, com o hastear da Bandeira Nacional na Câmara Municipal, seguido da deposição de flores no memorial dos Antigos Combatentes e de uma assembleia municipal extraordinária comemorativa da transição para a democracia em Portugal.

O hastear da bandeira portuguesa na Câmara Municipal foi acompanhado pelo entoar do hino nacional.

Em Vimioso, o programa comemorativo dos 50 anos da revolução dos cravos iniciou-se às 9h30 com a cerimónia do hastear da bandeira portuguesa, ao som do hino nacional, entoado pela Banda Filarmónica da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vimioso (A.H.B.V.V.)

Seguiu-se a deposição de uma coroa de flores no memorial dos Antigos Combatentes, acto realizado pelos presidentes da Câmara Municipal de Vimioso, Jorge Fidalgo, e o presidente da Assembleia Municipal, Sérgio Pires.

A comemoração do Cinquentenário do 25 de abril, prosseguiu depois no auditório municipal, onde decorreu uma sessão solene, com discursos do presidente de assembleia municipal e de dois representantes dos partidos com assento na assembleia municipal.

Na sua intervenção, o presidente da Assembleia Municipal, Sérgio Pires, começou por dirigir-se às novas gerações e incentivou-os a guiarem-se pelos valores da liberdade, da tolerância e da responsabilidade.

“O poder local é uma das maiores conquistas do 25 de abril. Os municípios e as freguesias foram e são os motores do progresso e do desenvolvimento do país e em particular das regiões do interior”, disse.

No entanto, o presidente de Assembleia Municipal de Vimioso reconheceu que no interior persistem problemas, como o ininterrupto despovoamento, que “necessita de políticas centrais diferenciadoras para atrair investimento e fixar as pessoas”.

Por sua vez, o jovem deputado municipal, Jorge Padrão, em representação do partido Socialista (PS), discursou dizendo que “celebrar o 25 de abril é celebrar a liberdade”.

“Cabe-nos honrar a liberdade conquistada. Devemos pois aproveitar este legado para construir o presente e um futuro melhor para o nosso concelho”, disse.

Já Rita Brás, deputada social-democrata (PSD), sublinhou a liberdade que o 25 de abril trouxe às mulheres.

“Não basta festejar a liberdade do 25 de abril, é preciso cumpri-la todos os dias. Porque há problemas a resolver como as condições de trabalho precário dos jovens, o difícil acesso à habitação ou a deterioração da educação”, disse.

No final das intervenções, o presidente da freguesia de Vimioso, José Ventura, destacou a liberdade conquistada e a abertura à pluralidade, após o 25 de abril de 1974.

No âmbito da comemoração do Cinquentenário do 25 de abril, a Câmara Municipal de Vimioso tem em exposição a mostra temática “50 anos no caminho da liberdade”.

HA

Deixe um comentário