Vimioso: Mantas para o turismo de natureza

A tradicional manta da merenda nas jornadas agrícolas, está a ser recuperada em Vimioso como um atrativo turístico e ambiental.

“Lançar a Manta” é o nome do projeto turístico-ambiental, que permite conhecer os locais de interesse no concelho de Vimioso enquanto saboreia uma merenda na “manta” deste belo território.

Segundo a autarquia local, no concelho vimiosense oito há oito locais de visita obrigatória: o Castelo de Algoso, o parque temático PINTA, a atalaia, o parque de merendas de Pinelo, o santuário de São Bartolomeu de Argozelo, a aldeia de São Joanico, o parque de merendas de Angueira, os cabanais de Caçarelhos e a Capela de Santa Bárbara.

A requisição da manta por parte dos turistas pode ser feito no PINTA e também nas unidades hoteleiras e de restauração aderentes, pressupondo uma caução de 20 euros ou documento de identificação.

A manta pode também ser usada pelos turistas nos percursos pedestres do concelho de Vimioso, todos eles passam por locais de paisagens deslumbrantes onde apetece descansar, merendar e desfrutar da tranquilidade que estes locais proporcionam.

Com a iniciativa “Lançar a manta”, o município de Vimioso pretende dar visibilidade a uma peça artesanal presente “em todas as casas transmontanas, muito associadas aos trabalhos agrícolas, porque a meio da jornada de trabalho são estendidas e sobre elas é disposta a merenda”.

Depois da merenda comida, a manta serve ainda para alguns momentos de descanso, antes de regressar ao trabalho.

“São peças artesanais, construídas com sobras de diversos tecidos, que depois de cortados em tiras, tantas vezes juntas com nós, se enrolam de maneira a fazer novelos e poderem ser trabalhadas nos teares tradicionais, ainda bem presentes no concelho de Vimioso”, informa o município, em comunicado.

Apesar da utilidade, estas mantas não são consideradas “uma peça de valor, mas o município de Vimioso acredita que, não só lhe vai reconhecer o devido valor, como pode fomentar o seu uso com a criação de um novo produto que vai complementar a oferta turística do concelho ligada à natureza”.

O município propõe-se ainda “incentivar os estabelecimentos do setor do turismo, restauração e similares a criar o serviço de preparação de piqueniques, feitos à base de produtos regionais”.

Lusa | HA

Deixe um comentário