Vimioso: Já estão mapeados 25774 hectares de terrenos

No âmbito do Bupi, a plataforma gratuita dirigida aos proprietários de prédios rústicos e mistos, já estão registados e georreferenciados 25774 hectares de terrenos, o que representa 53% da área total existente no concelho de Vimioso.

Atualmente, em Vimioso, o BUPi (Balcão Único do Prédio) é um serviço prestado pelo município, onde trabalha uma técnica especializa, tendo já sido identificadas 33213 propriedades.

Em Vimioso, o Balcão Único do Prédio (Bupi) começou a funcionar em dezembro de 2020, no âmbito do acordo assinado pelos nove municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM), a própra CIM-TTM, o Instituto dos Registo e do Notariado e a Estrutura de Missão do Bupi (Balcão Único do Prédio)

“Ao abrigo deste contrato interinstitucional foi realizada uma candidatura ao programa Portugal 2020, que foi aprovada e obteve um financiamento que permitiu contratar quatro técnicos, em regime de prestação de serviços, para realizar o registo e a georeferenciação dos prédios rústicos exsitentes no concelho de Vimioso”, informou o município de Vimioso.

A nível nacional, o BUPi integra 155 municípios, abrangendo cerca de 8,6 milhões de prédios rústicos, que representam 95% do total a georreferenciar.

O projeto do Bupi iniciou-se em 2017, na sequência dos trágicos incêndios de 17 de junho desse ano, que assolaram a região Centro.

HA

Deixe um comentário