Vimioso: Foi apresentada a plataforma No-Paper
A partir de novembro, a submissão de processos urbanísticos no município de Vimioso vai ser feita em formato digital, através da plataforma “No-Paper”, uma inovação que foi apresentada aos gabinetes técnicos e empresas, na manhã do dia 25 de outubro, no salão nobre da Câmara Municipal de Vimioso.
Na apresentação desta nova plataforma digital, o presidente do município de Vimioso, Jorge Fidalgo, destacou que a tramitação processual vai ser mais célere e acessível, evitando deslocações ao município e permitindo a diminuição substancial da impressão em papel.
«Através da plataforma “No-Paper”, ou seja, sem recurso ao papel, vamos simplificar e agilizar a apresentação dos processos urbanísticos. Este novo serviço permite a construção e submissão de processos de um modo inteiramente digital, submetendo os documentos, segundo as regras dos procedimentos administrativos”, explicou.
O autarca vimiosense sublinhou ainda que esta nova ferramenta digital, vai facilitar o trabalho do público e das empresas.
Do lado das empresas, o representante da MEO/Altice, Fernando Sousa, afirmou que a implementação da plataforma digital “No-Paper” no município de Vimioso, vai facilitar muito a entrega de processos nas autarquias.
“Desde logo, o recurso a esta plataforma digital vai evitar a deslocação presencial à câmara municipal. Por exemplo, eu venho de Bragança e tenho que percorrer quase 50 quilómetros até Vimioso. Com a plataforma digital “No- Paper” esse constrangimento vai deixar de existir, o que nos leva a ganhar tempo. A outra grande vantagem é a dispensa do uso de papel”, realçou.
Segundo o responsável da MEO/Altice, os processos urbanísticos mais comuns na área das telecomunicações são os trabalhos de construção de traçados de redes, que exigem uma comunicação prévia às autarquias.
“O meu objetivo com a participação nesta apresentação do “No-Paper”, em Vimioso, foi saber como podemos simplificar a entrega de processos, para realizar os nossos trabalhos na área das telecomunicações”, justificou.
Já na área da construção urbanística, o chefe da Divisão de Planeamento, Urbanismo e Obras do Município de Vimioso, o engenheiro Vitor Ventura, informou que a todos os processos urbanísticos, isto é, todas as solicitações para obras particulares no concelho de Vimioso, a partir de novembro podem ser submetidas pela plataforma No-Paper.
“A partir do mês de novembro, qualquer pedido para realizar obras particulares pode ser submetido de forma digital, a partir de casa, através da plataforma No-Paper. Refiro-me, por exemplo, ao licenciamento de uma moradia. Assim sendo, o requerimento inicial do projeto de arquitetura, como posteriormente os projetos de especialidade e até os pagamentos de taxas municipais vão ser feitos por via digital”, esclareceu.
HA