Vimioso: Espanhóis elogiaram a Feira de Artes, Ofícios e Sabores (FAOS)

A XXII Feira de Artes, Ofícios e Sabores (FAOS), que decorreu em Vimioso, nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, registou uma considerável afluência de espanhóis, que para além da participação nas provas desportivas de todo-o-terreno (TT) e BTT, aproveitaram para visitar o pavilhão multiusos, onde decorreu o certame e aí comprar alguns produtos alimentares e artesanato.

A abertura da Feira de Artes, Ofícios e Sabores (FAOS) foi animada com a atuação da Banda Filarmónica da A.H.B.V.V..

À medida que a Feira de Artes, Ofícios e Sabores (FAOS) ganha cada vez mais notoriedade na vizinha Espanha, regista-se uma maior afluência de espanhóis, em Vimioso. Foi o caso das visitas de Agustin Alonso e Diego Bermudez, que decidiram sair da rotina em Alcañices, para vir a Vimioso, à XXII edição da Feira de Artes, Ofícios e Sabores (FAOS).

“Soubemos da feira pela publicidade em Espanha. Foi a primeira vez que visitámos este evento em Vimioso e ficámos muito bem impressionados com a organização e a grande variedade de produtos. Dos produtos expostos, somos apreciadores do fumeiro, do pão, do mel, do azeite e do vinho. Gostaríamos que na nossa região em Espanha também organizassem estas feiras locais”, disseram.

Por sua vez, a espanhola Aurora Rego veio com um grupo de amigas aos habituais tratamentos termais, aos sábados, em Vimioso e aproveitaram a estadia para visitar a feira.

“Já conhecia a feira dos anos anteriores e gosto muito do espaço da feira. O certame está muito bem organizado e há muita oferta de artesanato e produtos alimentares. Na feira comprei artesanato e frutos secos”, disse.

Entre as termalistas veio também a espanhola Lurdes Anta, de Alcañices, que revelou que o grupo, após os tratamentos termais, tem o costume de vir lanchar a Vimioso.

“Neste fim-de-semana que coincidiu com a realização da Feira de Artes, Ofícios e Sabores (FAOS) decidimos visitar o certame. Nesta visita aproveitei para comprar a doçaria tradicional”, disse.

De visita à feira, o vice-presidente do Turismo Porto e Norte, Inácio Ribeiro, salientou que o mercado espanhol é o principal mercado de turistas no norte de Portugal e por isso, faz todo o sentido reforçar a comunicação e divulgação de eventos, como a FAOS, na vizinha Espanha.

“Nesta região da raia, no concelho de Vimioso e na Terra de Miranda, a relação entre portugueses e espanhóis é tão próxima, que muitos dos produtos e tradições são os mesmos nos dois lados da fronteira. E quem cá vive, sente-se em casa, quer do lado de lá, quer do lado de cá”, começou por dizer.

Relativamente à atração de mais público espanhol, Inácio Ribeiro desafiou a organização da FAOS a ir mais além de Alcañices e a entrar nos mercados de Zamora, Valladolid, León e Salamanca.

“Se os espanhóis são os principais turistas nesta região, quanto mais expandirmos e dermos a conhecer este território, maior é a probabilidade de aumentar o turismo”, disse.

Na perspetiva do vice-presidente do Turismo Porto e Norte, para além desta feira anual, é importante dar a conhecer as outras mais valias do concelho de Vimioso, como são as Termas, a natureza, o património histórico, as tradições, os produtos locais e a gastronomia.

No final da XXII Feira das Artes, Ofícios e Sabores (FAOS), o presidente do município de Vimioso, Jorge Fidalgo, indicou que a organização do certame levou a cabo uma intensa publicitação do certame em Espanha.

“Nesta XXII edição, segundo a organização da FAOS houve um aumento de participantes espanhóis em provas como o raid Todo-o-Terreno (TT) e o passeio de Bicicleta Todo-o-Terreno (BTT)”, indicou.


Sobre as vendas ao longo do certame, o autarca de Vimioso, indicou que apesar do aumento do preço dos produtos, por causa da inflação, o feedback dos expositores foi positivo.

“O município de Vimioso organiza a Feira de Artes, Ofícios e Sabores (FAOS) para que os produtores locais e regionais possam comercializar os seus produtos. Depois, cabe aos produtores oferecerem produtos de inquestionável qualidade, que mereçam a preferência do público”, disse.

A XXII Feira de Artes, Ofícios e Sabores (FAOS) decorreu ao longo do fim-de-semana prolongado de 8, 9 e 10 de dezembro, no pavilhão multiusos, em Vimioso e contou com a participação de 100 expositores locais e regionais, que tiveram a oportunidade de comercializar produtos alimentares e artesanato.

HA

Deixe um comentário