Vimioso: Domingo de festa em honra de Nossa Senhora da Saúde

No âmbito das festas de Vimioso, no Domingo, dia 11 de agosto, celebrou-se a festa em honra de Nossa Senhora da Saúde, com a missa solene no santuário de Nossa Senhora da Visitação, seguida da procissão para a igreja matriz e ao serão, o Festival de Folclore.

Numa distância de quase dois quilómetros, realizou-se a procissão do santuário de Nossa Senhora da Visitação em direção à igreja matriz,

A festa religiosa iniciou-se na manhã de Domingo, com o peditório pelas ruas da vila, acompanhado pela Banda Filarmónica da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vimioso (A.H.B.V.V.).

A eucaristia celebrou-se às 17h00, no santuário de Nossa Senhora da Visitação, animada musicalmente pela banda da A.H.B.V.V.. A celebração foi presidida pelo pároco local, padre Rufino Xavier, que convidou o padre, Jorge Pinto, para fazer a homília ao Evangelho.

O padre convidado é atualmente pároco da Unidade Pastoral de São Bento, do arciprestado de Bragança e veio acompanhado de algumas pessoas da sua comunidade em Rebordãos e da imagem de Nossa Senhora da Serra.

Na homília, o jovem sacerdote disse que subir ao Santuário de Nossa Senhora da Visitação significa visitar a mãe de Deus para agradecer a fé, a proteção, o carinho.

“Amiúde, as dificuldades da vida, o cansaço e o desânimo levam-nos a querer desisitir. Parece que perdemos a alegria e a esperança. Mas Deus e Maria dão-nos palavras de ânimo, que curam a alma,”, começou por dizer.

Referindo-se a Nossa Senhora da Saúde, o padre Jorge Pinto, disse que “ela acolhe-nos, conforta-nos e abraça-nos” e encaminha-nos para Jesus, “o Pão do Céu, que nos alimenta e fortalece”.

“É em Deus que está a felicidade plena e eterna”, acrescentou.

Por isso, o jovem padre concluiu, exortando os vimiosenses a “alimentarem-se do Pão Vivo que desceu do Céu: Jesus”.

Após a celebração da eucaristia, seguiu-se a procissão com as imagens de Nossa Senhora da Saúde, Nossa Senhora da Serra e do padroeiro São Vicente, de regresso à igreja matriz, em Vimioso, num percurso que dista 1,8 quilómetros.

Ao serão, no parque municipal, a festa em Vimioso prosseguiu com o Festival de Folclore. Nesta XXVII edição, o Rancho Folclórico de Vimioso contou com a visita da Associação Folclórica de São Miguel da Carreira (Barcelos), do Rancho Caxineiro de Vila do Conde, do Rancho Folclórico de São Tiago Rebordões (Santo Tirso) e do Rancho Folclórico de Figueiró da Granja (Fornos de Algodres).



O XXVII Festival de Folclore de Vimioso animou a festa em honra de Nossa Senhora da Saúde.

HA

Deixe um comentário