Vimioso: Corta mato escolar proporcionou uma tarde desportiva ao ar livre
O Parque Ibérico de Natureza e Aventura (PINTA), em Vimioso, voltou a ser o recinto da prova de Corta-Mato Escolar, uma competição organizada pelo agrupamento de escolas local e que este ano contou com a participação de 74 alunos.
A prova de atletismo decorreu na tarde do dia 15 de novembro, no PINTA, onde os alunos participantes na prova, correram com muita vontade em alcançar o apuramento para o campeonato distrital, que terá lugar em Mirandela, no dia 21 de novembro.
Nesta competição, que faz parte do Programa do Desporto Escolar, participaram alunos do 4º até ao 9º ano de escolaridade, que competiram entre si, nos vários escalões: infantis femininos e masculinos (A e B); iniciados femininos e masculinos; e juvenis masculinos e femininos.
De acordo com o subdiretor do Agrupamento de Escolas de Vimioso, o professor Licínio Ramos Martins, o confinamento causado pela pandemia teve um efeito negativo nas idades mais jovens, no âmbito da saúde e bem-estar, não apenas pela redução significativa na atividade física, mas principalmente pelo seu impacto no desenvolvimento de relações sociais, tão importantes nestas idades.
“O desporto é uma atividade essencial nestas idades jovens, pois proporciona o não só o desenvolvimento físico, mas também social e mental. Já na Grécia Antiga se ensinava que corpo são, significa mente sã. No âmbito do estudo, por exemplo, um dos benefícios do desporto é melhorar a capacidade de concentração, de raciocínio e a memória”, explicou.
Por sua vez, a professora de educação física, Lurdes Pinheiro indicou que esta modalidade do corta-mato escolar é uma iniciativa da Direção Geral da Educação – Divisão do Desporto Escolar e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, tendo como grande objetivo incentivar os jovens a praticar desporto.
“Para além dos muitos benefícios que a prática da atividade física proporciona, destaco também a oportunidade da crianças e jovens saírem da sala de aula, para estarem em contato com a natureza”, disse.
Em Vimioso, esta prova desportiva decorreu no Parque Ibérico de Natureza e Aventura (PINTA) e foi organizada pelo Agrupamento de Escolas local, contando ainda com o apoio de professores, dos bombeiros locais, dos funcionários do PINTA e do município de Vimioso.
12 bons motivos para praticar desporto: 1- Faz bem ao coração, pulmões, vasos sanguíneos, entre outros órgãos do corpo. 2- Reduz o risco de inúmeras doenças. 3- Fortalece os ossos. 4- Previne a obesidade e ajuda a perder peso. 5- Aumenta a força corporal e a resistência física. 6- Melhora a aparência física e a agilidade. 7- Melhora a capacidade de concentração, raciocínio e memória. 8- Promove a auto estima e a auto confiança. 9- Previne e trata doenças psicológicas. 10- Motiva a auto superação e o desenvolvimento de novas capacidades. 11- Promove o bem-estar físico e emocional. 12- Desenvolve o gosto pelo jogo em equipa e promove a integração social.
HA