Vimioso: Carros do King Of Portugal já se fazem ouvir no concelho

Já está a decorrer em Vimioso, de 4 a 7 de outubro, a prova motorizada de todo-o-terreno “King of Portugal” e nesta oitava edição participam 80 equipas, que ao longo de três dias vão competir num circuito, onde se espera uma grande afluência de público para ver a potência dos carros e a destreza dos pilotos.

O prólogo realizado no dia 5 de outubro, terminou na pista de obstáculos, em Vimioso.

O VIII King of Portugal iniciou-se no passado dia 4 de outubro, com a receção às equipas no estádio municipal de Vimioso. Segundo a organização da prova, neste ano increveram-se 82 equipas, oriundas de países como Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Escócia, Alemanha, Bélgica, Suíça e Moçambique.

Na corrida de todo-o-terreno participam carros nas categorias Legends, Modificados, UTV e Unlimited.

O grande interesse das equipas de todo-o-terreno pela prova em Vimioso, deve-se, segundo os promotores do evento, à exigência do percurso, que apresenta um traçado misto de grandes pedras, aceiros e asfalto, num total de 400 quilómetros.

“Durante três dias, homens e máquinas são colocados à prova no circuito disperso pelo concelho de Vimioso”, informa a organização.

Sobre o prólogo, o piloto Luís Vara, natural de Vimioso, que participa pela primeira vez no King of Portugal, com a equipa “Alimentación Vara” disse que a prova correu bem, num percurso em que partiram de Campo de Víboras, desceram ao rio Maçãs e voltaram a subir até Vimioso.

“Nesta nossa primeira participação no King of Portugal, a nossa intenção é chegar ao fim da prova. Gostamos muito do desporto motorizado de todo-o-terreno e sendo eu natural de Vimioso, quisemos muito participar nesta prova, pelo menos uma vez na vida”, disse.

Outro estreante no King of Portugal, o co-piloto, Luís Santiago, adiantou que apesar de já ter bastante experiência no desporto de todo-o-terreno, nunca tinha participado num prova desta dimensão.

“O prólogo correu-nos bem e superou todas as nossas expetativas. Apreciamos muito o percurso, que consideramos espetacular. O melhor do prólogo foi a parte final, aquando da chegada à pista de obstáculos, com o público a assistir. Foi uma grande emoção!”, disse.

O objetivo da equipa Pensão Russo/ Trepa Tudo Bloqueados, constituída por Guillaume Rodrigues e Luís Santiago também é evitar avarias e concluir com êxito a prova.

Após o prólogo, esta sexta-feira, dia 6 de outubro, as equipas participantes no King of Portugal vão disputar a primeira etapa da corrida, com partida na zona da Pedreira, em São Joanico. Nesta primeira etapa, os pilotos e co-pilotos vão dar três voltas ao circuito ou completar a prova num tempo máximo de três horas.

No sábado, dia 7 de outubro, último dia de prova, a competição prossegue com a realização de quatro voltas ao circuito (ou 4 horas) para a categoria Unlimited. Nas outras categorias, os carros têm que completar três voltas ao circuito (ou finalizar a prova em três horas).

Numa antevisão à VIII King of Portugal, o vice-presidente do município de Vimioso, sublinhou a visibilidade que este evento desportivo dá ao concelho e a toda a região do nordeste transmontano.

“Um prova que reúne pilotos de tantas nacionalidades é uma oportunidade única para promover turisticamente Vimioso e toda a região envolvente. Em Vimioso destaco não só as condições naturais ímpares para a realização desta modalidade de desporto motorizado todo-o-terreno, mas também a hospitalidade das nossas gentes, a nossa gastronomia e os produtos locais”, disse.

Para a realização desta prova em Vimioso, o autarca destacou ainda o papel do presidente do município de Vimioso, Jorge Fidalgo, que tendo em consideração os recursos naturais existentes no concelho, soube investir e atrair a vinda do “King of Portugal” para o concelho.

A organização desta prova motorizado de todo-o-terreno é da responsabilidade do Clube NorteX4, que conta com o apoio do município de Vimioso e da Federação Portuguesa do Automobilismo e Karting (FPAK).

HA

Deixe um comentário