Vimioso: CAP organizou sessão de esclarecimento sobre o Pedido Único (PU) 2024
A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) prestou na manhã do dia 25 de janeiro, uma sessão de esclarecimento aos agricultores do concelho de Vimioso, sobre as candidaturas anuais ao Pedido Único (PU), que consiste nos subsídios atribuídos aos agricultores pela produção agropecuária.
A sessão de esclarecimento decorreu no auditório da Casa da Cultura, em Vimioso, onde uma técnica da CAP fez um balanço do ano anterior e elucidou a meia centena de agricultores participantes, sobre as possíveis alterações às ajudas à produção.
Neste âmbito, a CAP alertou os agricultores que se candidataram ao modo de produção biológico para o elevado número de candidaturas e para a provável redução de 35% neste apoio, de modo apoiar todos os candidatos.
“As candidaturas ultrapassaram o montante atribuído para esta modalidade, pelo que se prevê uma redução de 35% no apoio a cada agricultor”, indicaram.
Presente nesta sessão de esclarecimento o presidente do Centro de Gestão de Empresas Agrícolas, Daniel Fernandes, referiu que no concelho de Vimioso a atividade agropecuária é muito diversificada, pois existem criações de ovinos, caprinos, bovinos (de várias raças) e na agricultura predominam as culturas de sequeiro, como o olival, o amendoal e a vinha.
“No próximo dia 9 de fevereiro está agendada uma assembleia geral desta associação, onde os mais de 200 associados vão discutir a aprovação de contas do ano transato e serão prestadas informações sobre as novas regras de acesso aos subsídios para o ano 2024”, indicou.
HA