Vimioso: Alunos correram para a final do corta-mato distrital
No dia 2 de novembro, os alunos do Agrupamento de Escolas de Vimioso (AEV) disputaram entre si a prova de corta-mato escolar, com o objetivo de selecionar os melhores corredores para participar na prova distrital, agendada para o dia 21 de novembro, em Mirandela.
A prova de corta-mato decorreu na área circundante do Parque Ibérico de Natureza, Turismo e Aventura (PINTA), em São Joanico (Vimioso), onde participaram 95 alunos, sendo que 80 eram atletas e 15 alunos colaboraram na organização da prova.
De acordo com Sérgio Torrão, professor de educação física no Agrupamento de Escolas de Vimioso (AEV), esta prova desportiva visa sensibilizar os alunos para a prática do desporto, a promoção de saúde e a preservação do ambiente.
Na competição de corta-mato em Vimoso participaram alunos desde o 4º até ao 11º ano de escolaridade, que competiram entre si, nos vários escalões: infantis (A e B) femininos e masculinos; inciados femininos e masculinos; e juvenis masculinos.
Segundo o professor de educação física, Sérgio Torrão, a prova de corta-mato escolar realizada no parque ibérico (PINTA) ofereceu condições excecionais para a prática do corta-mato.
O Corta-Mato Nacional é uma das provas do Programa do Desporto Escolar organizada pela Direção Geral da Educação – Divisão do Desporto Escolar, e pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares.
Esta competição é realizada em três fases: escolas, regional e nacional e envolve a participação de um cada vez maior número de alunos.
Em Vimioso, a prova desportiva foi organizada pelo Agrupamento de Escolas local e contou com o apoio de professores, dos bombeiros locais, dos funcionários do PINTA e do município de Vimioso.
HA