Vimioso: Águia Futebol Club também não vai competir no campeonato distrital de futebol de 11

O Águia Futebol Club Vimioso comunicou, no passado dia 25 de julho, que não vai apresentar uma equipa sénior de futebol 11 masculinos, para competir na época 2022/23, justificando a ausência com a falta de recursos humanos e financeiros para prestar um bom desempenho no campeonato distrital de Bragança.

De acordo com o presidente do clube vimiosense, Otávio Rodrigues, “competir exige uma boa estrutura humana e financeira para alcançar os objetivos”.

Não estando reunidas essas condições a direção do clube decidiu fazer uma pausa para reflexão.

Recorde-se que no passado dia 14 de julho, a nova direção do Grupo Desportivo Sendim já havia tomado decisão idêntica, alegando falta de condições de infraestruturas e logísticas.

Otávio Rodrigues justificou a decisão do clube de Vimioso com as profundas mudanças que estão a acontecer no futebol distrital, nomeadamente, a cada vez maior dificuldade em recrutar jogadores no concelho e no distrito de Bragança.

“O futebol já não é como há 20 anos atrás, em que era possível construir uma equipa com 70% de jogadores do concelho e do distrito. Atualmente, as equipas optam pela contratação de jogadores estrangeiros o que eleva muito os custos aos clubes”, explicou.

Neste cenário, o dirigente desportivo mostrou-se pessimista em relação ao futuro do futebol “amador”, no distrito.

“O amadorismo tem os dias contados e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) coloca cada vez mais exigências aos clubes, como é a existência de equipas femininas, a formação dos dirigentes, treinadores com a devida certificação, médicos, massagistas e uma série de outras exigências difíceis de alcançar para os clubes de menor dimensão”, justificou.

Para além destes obstáculos, em Vimioso, a não existência de ensino secundário (10º,11º e 12º anos) também é outro entrave, dada a impossibilidade de fixar os jovens que poderiam praticar futebol e outras modalidades no clube.

“Os nossos jovens ao concluírem o 9º ano são obrigados a ir estudar para outras localidades e acabam por integrar outras equipas ou deixam mesmo a atividade desportiva”, disse.

Ainda assim, ao recordar os 12 anos à frente do clube de Vimioso, Otávio Rodrigues, congratulou-se com os êxitos alcançados.

“Conquistámos dois campeonatos distritais seniores masculinos. E nos escalões de formação, os iniciados também foram campeões distritais de futebol 11. Depois por falta de jovens, direcionámo-nos para o futsal, onde conseguimos vários campeonatos e taças distritais, nos iniciados e infantis”, indicou.

Também no futsal, o Águia Futebol Club Vimioso sagrou-se campeão no campeonato distrital seniores femininos. E na recente época, 2021/2022, os séniores masculinos conquistaram a Taça Distrital de Bragança.

A propósito do futsal e sobre a participação no campeonato distrital da próxima temporada, o presidente, Otávio Rodrigues informou que ainda estão a estudar essa possibilidade e em breve vão tomar uma decisão.

Para a época que se avizinha, a direção do Águia Futebol Club Vimioso assegura que vão continuar a trabalhar com os jovens nos escalões de formação do futsal, com o objetivo de formar melhores jogadores e aumentar o número de participantes.

Comunicado do Águia Futebol Club Vimioso

HA

Deixe um comentário