Vimioso: 1º Despique de Bandas Filarmónicas para reavivar a tradição
No sábado, dia 1 de junho, o parque municipal de Vimioso é o palco do 1º Despique de Bandas Filarmónicas, uma iniciativa Banda Filarmónica da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vimioso (A.H.B.V.V.), que tem como propósito reavivar a antiga tradição de animar as festividades, com o despique ou desafio entre as bandas filarmónicas.
De acordo com a maestrina da Banda Filarmónica de Vimioso (A.H.B.V.V.), Ana Cavaleiro, o despique entre as bandas filarmónicas é uma tradição que caiu em desuso no nordeste transmontano, mas que antigamente era muito comum na animação das festividades.
Nesta tentativa de reavivar esta tradição, o encontro do próximo sábado, dia 1 de junho, vai juntar as bandas filarmónicas de Vimioso e de Mogadouro.
“O objetivo do despique é apurar qual é a banda filarmónica que tem um melhor e maior repertório de músicas populares. Para fazer essa avaliação, cada uma das bandas intervenientes tem que interpretar temas musicais adequados à estrutura do concerto”, explicou.
Segundo a organização, as duas bandas filarmónicas vão reunir no parque municipal de Vimioso, mais de uma centena de músicos.
Fundada a 12 de Abril de 1945, a Banda da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vimioso (A.H.B.V.V) é a coletividade do concelho de Vimioso, que gera maior interesse e participação dos jovens.
“Atualmente, a Banda Filarmónica de Vimioso é constituída por 48 músicos. Paralelamente, a escolinha de música é frequentada por 27 crianças (entre os 3 aos 6 anos) e 18 crianças (a partir dos 7 anos)”, indicou.
Questionada sobre o que tem a Banda Filarmónica de Vimioso para atrair tanto os jovens, a maestrina Ana Cavaleiro, respondeu invocando o lema desta coletividade: “Amizade, união e espírito de sacrifício”.
“Acredito que a razão do nosso sucesso é fruto da amizade, união e espírito de sacrifício. O nosso grupo procura guiar-se por estes valores. Destaco, por exemplo, o espírito de sacrifício deste jovens que abdicam de outras coisas para aprender música e para animar as festas no mês de agosto, debaixo de dias de intenso calor”, destacou.
Na sua extensa atividade musical, para além da animação nas festividades do concelho de Vimioso, a Banda da AHBVV acolheu as visitas e guardas de honra ao Presidente da República Portuguesa, ao Primeiro Ministro, entre outros governantes.
No estrangeiro, a banda de Vimioso participou no concerto das comemorações do Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas, em Paris.
Em 2002 e 2010, os jovens músicos vimiosenses gravaram dois CD’s, com músicas variadas, desde o clássico ao ligeiro, passando também pela música popular.
HA