Vimioso: 1º Despique de Bandas Filarmónicas para reavivar a tradição

No sábado, dia 1 de junho, o parque municipal de Vimioso é o palco do 1º Despique de Bandas Filarmónicas, uma iniciativa Banda Filarmónica da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vimioso (A.H.B.V.V.), que tem como propósito reavivar a antiga tradição de animar as festividades, com o despique ou desafio entre as bandas filarmónicas.

De acordo com a maestrina da Banda Filarmónica de Vimioso (A.H.B.V.V.), Ana Cavaleiro, o despique entre as bandas filarmónicas é uma tradição que caiu em desuso no nordeste transmontano, mas que antigamente era muito comum na animação das festividades.

“Antigamente, a animação musical das romarias era realizada, não pelos grupos musicais, mas sim pelo despique ou desafio entre as bandas filarmónicas, um espetáculo que acontecia nos coretos das localidades”, recordou.

Nesta tentativa de reavivar esta tradição, o encontro do próximo sábado, dia 1 de junho, vai juntar as bandas filarmónicas de Vimioso e de Mogadouro.

“O objetivo do despique é apurar qual é a banda filarmónica que tem um melhor e maior repertório de músicas populares. Para fazer essa avaliação, cada uma das bandas intervenientes tem que interpretar temas musicais adequados à estrutura do concerto”, explicou.

Segundo a organização, as duas bandas filarmónicas vão reunir no parque municipal de Vimioso, mais de uma centena de músicos.

Para mobilizar a população e atrair público ao evento musical, a Banda Filarmónica de Vimioso vai contar com a colaboração da Associação Amigos da Banda, constituída por músicos, pais e amigos, que vão ser responsáveis por atividades paralelas ao concerto/despique, como são a realização de uma quermesse/sorteio e o serviço do jantar.

Fundada a 12 de Abril de 1945, a Banda da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vimioso (A.H.B.V.V) é a coletividade do concelho de Vimioso, que gera maior interesse e participação dos jovens.

“Atualmente, a Banda Filarmónica de Vimioso é constituída por 48 músicos. Paralelamente, a escolinha de música é frequentada por 27 crianças (entre os 3 aos 6 anos) e 18 crianças (a partir dos 7 anos)”, indicou.

Questionada sobre o que tem a Banda Filarmónica de Vimioso para atrair tanto os jovens, a maestrina Ana Cavaleiro, respondeu invocando o lema desta coletividade: “Amizade, união e espírito de sacrifício”.

“Acredito que a razão do nosso sucesso é fruto da amizade, união e espírito de sacrifício. O nosso grupo procura guiar-se por estes valores. Destaco, por exemplo, o espírito de sacrifício deste jovens que abdicam de outras coisas para aprender música e para animar as festas no mês de agosto, debaixo de dias de intenso calor”, destacou.

Na sua extensa atividade musical, para além da animação nas festividades do concelho de Vimioso, a Banda da AHBVV acolheu as visitas e guardas de honra ao Presidente da República Portuguesa, ao Primeiro Ministro, entre outros governantes.

No estrangeiro, a banda de Vimioso participou no concerto das comemorações do Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas, em Paris.

Em 2002 e 2010, os jovens músicos vimiosenses gravaram dois CD’s, com músicas variadas, desde o clássico ao ligeiro, passando também pela música popular.

HA

Deixe um comentário