Vilar Seco: V Feira das Colheitas dá vida à aldeia

A aldeia de Vilar Seco, no concelho de Vimioso, vai organizar no fim-de-semana de 16 e 17 de setembro, a V Feira das Colheitas, um certame anual que atrai muitos visitantes à localidade, onde podem adquirir os produtos da época, como são as hortícolas e a fruta e desfrutar de um programa cultural, que começa com a atuação do rancho folclórico de Vimioso e continua com as oficinas de escrinhos, a luta de touros mirandeses e as atuações das pauliteiras.

De acordo com o presidente da freguesia de Vilar Seco, Manuel Emílio João, a grande novidade da Feira das Colheitas deste ano é a realização do “I Passeio das Cinquentinhas & Clássicas”, um passeio motorizado que vai passar por várias das localidades do concelho de Vimioso e que antecede a abertura oficial do certame.

“No passeio vão participar cerca de 100 motociclistas, que vão passar pelas localidades de Caçarelhos, Angueira, Avelanoso, São Joanico, Vimioso, Campo de Víboras, Vale de Algoso, Uva, São Pedro da Silva e Vilar Seco”, indicou.

A abertura oficial do certame está agendada as 14h30, de sábado. No recinto da feira, cerca de 30 produtores locais e regionais vão expor os seus produtos, com destaque para os produtos hortícolas da época e a fruta, assim como o pão, o folar, a bola-doce mirandesa, o fumeiro, queijos, vinho, licores, mel, frutos secos, artesanato, capas d’honra, entre outros produtos.

Na tarde de sábado, a animação da V Feira das Colheitas vai começar com a atuação do rancho folclórico de Vimioso. Esta associação cultural foi fundada em 1996 e desde então tem preservado e divulgado os cantares e as danças tradicionais do concelho de Vimioso.

Em Vilar Seco, os visitantes terão oportunidade para conhecer de perto o antigo ofício dos escrinheiros e participar nas oficinas, que vão realizar-se no curral do Tio Nascimento e no forno do Tio Martinho, dois dos últimos artesãos.

A organização da feira destaca ainda a tertúlia dedicada aos vinhos, agendada para o final da tarde de sábado e durante a qual os participantes poderão aprender a produzir vinho artesanalmente.

Como acontece habitualmente nestes certames, a animação musical vai ser uma constante e este ano vai contar com a participação de grupos como os Gaiteiros da Lérias, o concerto dos Zíngarus, as atuações das Pauliteiricas de Fonte Aldeia e das Pauliteiras de Malhadas.

No final da tarde de sábado, o público que pretenda jantar em Vilar Seco, poderá fazê-lo no salão de festas da aldeia, onde vai ser instalado um serviço de restaurante, que servirá o jantar de sábado e o almoço de Domingo.

No Domingo, dia 17 de setembro, a Feira das Colheitas inicia-se bem cedo, às 6h00 da manhã, com o programa de rádio “Bom-dia Tio João!”. O programa radiofónico vai realizar-se, em direto, desde o recinto da feira.

Graças a este programa de rádio e também a uma intensa publicitação, a Feira das Colheitas, em Vilar Seco é visitada, todos os anos, por milhares de pessoas.

Segundo o autarca local, Manuel Emílio João, os visitantes vêm do concelho de Vimioso e dos concelhos vizinhos de Miranda do Douro, Mogadouro, Bragança, Macedo de Cavaleiros e também do distrito de Vila Real e da vizinha Espanha.

“Para esta grande afluência de público, muito contribui o espetáculo da luta de touros mirandeses, que nesta V edição da feira vai realizar-se na tarde de Domingo, a partir das 15h30, com 7 lutas de touros”, destacou.

O encerramento da V Feira das Colheitas está previsto para o final de tarde de Domingo, com o sorteio de uma mesa artesanal e a atuação das pauliteiras de Malhadas.

A Feira das Colheitas é organizada pela freguesia de Vilar Seco , conta com o apoio do município de Vimioso e a colaboração das associações motoclube “Os Furões” e da AEPGA.

Ao longo do fim-de-semana de 16 e 17 de setembro, em Vilar Seco, a associação Palombar vai realizar uma ação de sensibilização sobre o projeto de educação ambiental “Tour Poupa-Gotas”, com os propósitos de alertar o público para os riscos da escassez de água no território e sensibilizar para o consumo e o uso eficiente deste recurso vital.

HA

Deixe um comentário