Turismo: Rota gastronómica “Atravessando a Raia”

No dia 8 de novembro, o salão nobre da Câmara Municipal de Miranda do Douro foi o local de apresentação do projeto transfronteiriço “Atravessando a Raia: Sabores da Fronteira”, uma iniciativa ibérica que decorre de 1 de novembro até 9 de dezembro e pretende promover turisticamente as regiões raianas através da gastronomia tradicional.

A iniciativa junta 40 restaurantes, de mais de 20 localidades raianas, onde são apresentadas 70 receitas que mostram a identidade gastronómica e cultural dos territórios fronteiriços, desde Miranda do Douro, passando por Almeida, no distrito da Guarda até às províncias espanholas de Zamora e Salamanca.

O projeto ibérico, em fase experimental, decorre aos fins de semana, de 1 de novembro até 9 de dezembro e pretende celebrar “a riqueza culinária” da raia.

Na apresentação da rota gastronómica, a presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril elencou os principais atrativos gastronómicos da Terra de Miranda, como são a Posta à Mirandesa, o Cordeiro de Raça Churra Mirandesa, o porco bísaro e a doçaria tradicional, com a Bola Doce Mirandesa.

“Este novo roteiro gastronómico tem como objetivo dar a conhecer a riqueza gastronómica e cultural de ambos os lados da fronteira e trazer mais turistas às regiões raianas, como Miranda do Douro”, precisou a autarca de Miranda do Douro.

Por sua vez, o vice-presidente do Turismo do Porto e Norte (TPN), Cancela Moura, acrescentou que o projeto visa promover o turismo através da gastronomia e do enoturismo e, desta forma, ajudar a combater a interioridade destas regiões de fronteira.

“Temos de aproveitar todas as sinergias da raia que são históricas e com identidade entre dois países ibéricos, sendo esta uma forma de nós estruturarmos um produto turístico de uma forma diferente, já que a gastronomia e o enoturismo estão em linha com a nova forma de fazer turismo, porque o turista já não procura apenas sol e praia, mas sim experiências e vivenciar as tradições de cada terra”, indicou.

De acordo com Cancela Moura, o turismo representa atualmente 11% do PIB mundial e a afluência de turistas à região de Trás-os-Montes também tem registado um crescimento.

“Trata-se de uma iniciativa que visa impulsionar o turismo, numa época do ano, o outono e inverno, em que há uma abrandamentos da afluência de turistas a estes territórios do interior”, justificou.

Do lado espanhol, o diretor-geral de Turismo da Junta de Castilha y León, Ángel Pierras, assinalou que esta proposta gastronómica combina o melhor de ambos os territórios raianos, oferecendo pratos tradicionais reinterpretados, com um toque contemporâneo do melhor da culinária fronteiriça, através de receitas que perduram no tempo através do saber de várias gerações.

“Cada restaurante aderente põe em destaque a autenticidade dos seus produtos, dando a conhecer a história e a cultural local através da gastronomia”, indicou.

A rota gastronómica “Atravessando a Raia: Sabores da Fronteira” é uma iniciativa conjunta do Turismo Porto e Norte, Turismo do Centro e da Junta Autónoma de Castela e Leão (Espanha).

A apresentação da rota gastronómica contou com a atuação do grupo luso-castelhano “Músicas da Raia”.

Fonte: Lusa e HA

Deixe um comentário