Tó: Turistas visitaram a Feira de São Martinho

A aldeia de Tó, no concelho de Mogadouro, organizou no fim-de-semana de 9 e 10 de novembro, a Feira de São Martinho, um certame que recebeu a visita de turistas vindos de Lisboa, Coimbra e até de Salamanca (Espanha), que se deliciaram com a hospitalidade da população, a animação musical e o sabor dos produtos locais.

Em Tó, a Feira de São Martinho contou com a participação de 18 expositores locais e regionais.

Na abertura do certame, o presidente do município de Mogadouro, António Pimentel, recordou que a feira de São Martinho, em Tó, era um importante centro de transação de gado bovino, ovinos e suínos.

“Antigamente, Tó era uma das localidades mais importantes na criação de gado bovino para produção de leite, onde existiam várias salas de ordenha mecânica. Posteriormente e com as mudanças ocorridas no setor pecuário, os criadores souberam adaptar-se e reconverteram-se em produtores de vacas para carne. Outro empreendimento bem sucedido na localidade é a criação de suínos de raça bísara e é aqui que está a maior exploração do distrito de Bragança”, informou.

De acordo com António Pimentel, atualmente, a Feira de São Martinho, tem outro conceito, onde sobressai a mostra e comercialização de produtos endógenos e a maquinaria agrícola.

“Na atual feira, destaco também as expressões culturais próprias da localidade, com o seu património, tradições como as chegas de touros, os usos e costumes das suas gentes, como a gastronomia, sendo célebre o guisado de Tó”, disse.

O autarca de Mogadouro indicou ainda que o município apoia as freguesias do concelho na organização de eventos, que põem em destaque o que de mais valioso existe em cada localidade.

Sobre a mostra dos produtos “Origem Mogadouro”, António Pimentel, referiu que o público-alvo destes produtos endógenos do concelho, são sobretudo os turistas e visitantes.

“O turismo é uma atividade que estamos a desenvolver no concelho de Mogadouro. E nas visitas ao nosso território, as pessoas apreciam muito os produtos locais, como são o azeite, o vinho, os queijos, os frutos secos, o pão e o fumeiro”, justificou.

De visita à feira de São Martinho, em Tó, a família Antunes, veio de Lisboa passar o fim-de-semana em Mogadouro. O casal aproveitou a estadia, para visitar o certame, para assistir às chegas de touros, comprar castanhas e fumeiro e felicitou a freguesia pela dinamização da aldeia com a realização deste evento.

Na localidade de Tó, no concelho de Mogadouro, as chegas de touros mirandeses também são uma antiga tradição.

Do distrito de Coimbra, um grupo de pessoas veio até Mogadouro para participar no Encontro Micológico. Simultaneamente, o grupo decidiu visitar a Feira de São Martinho, em Tó, onde compraram mel, alheiras, queijos e amêndoas.

Da vizinha Espanha, a família Rosende e Ortiz, também marcou presença na Feira de São Martinho, em Tó, onde se deliciaram com a animação musical, o passeio “L Pipo an Ruodas” e produtos como o queijo, o vinho e o artesanato.

“Nesta nossa visita a Mogadouro, o posto de turismo informou-nos sobre esta feira local e estamos deliciados com o acolhimento das pessoas, a animação musical, o magusto, o passeio no pipo em rodas e a degustação de produtos como o queijo e o vinho”, disseram.

No fim-de-semana de 9 e 10 de novembro, a organização estima que cerca de três mil pessoas tenham visitado a Feira de São Martinho, em Tó.

Os Galandum Galundaina animaram o primeiro dia da Feira de São Martinho, em Tó.

HA

Deixe um comentário