Sendim: Vindimas iniciam-se a 16 de setembro

Na véspera do início das vindimas, realizou-se no Domingo, dia 11 de setembro, em Sendim, uma assembleia geral ordinária da cooperativa agrícola Ribadouro, C.R.L., para informar os associados das datas para entrega das uvas e aprovar um pedido de empréstimo à banca, para financiamento da cooperativa.

A assembleia da cooperativa Ribadouro realizou-se no salão nobre da junta de freguesia de Sendim, onde marcaram presença, cerca de meia centena de produtores.

Sobre as datas para entrega das uvas, a direção da cooperativa Ribadouro definiu que de 16 a 20 de setembro devem ser entregues as uvas brancas.

A partir de 20 de setembro é a vez dos produtores entregarem as uvas tintas.

E no dia 24 de setembro vão ser entregues as uvas para produção de vinho regional ou DOC (Denominação de Origem Protegida).

Nesta sessão. a direção da Ribadouro alertou os produtores que o mercado do vinho está cada vez mais competitivo. E regista-se um aumento dos custos de produção para os viticultores, nos combustíveis, herbicidas, jornadas de trabalho, assim como nas embalagens, vidro, rolhas e rótulos.

Para competir no exigente mercado vitivinícola, o presidente da cooperativa agrícola Ribadouro, C.R.L., Óscar Afonso, adiantou que, em colaboração com o enólogo da cooperativa, estão a procurar novos mercados para comercializar os vinhos produzidos em Sendim.

“Em colaboração com o enólogo da Ribadouro queremos produzir vinhos de melhor qualidade, para depois os comercializar para mercados como o Brasil e outros destinos. Em Portugal, conseguimos comercializar 300 mil litros do vinho ´Pauliteiros` para a cadeia de supermercados ALDI”, informou.

Nesta sessão de esclarecimento, a direção da cooperativa Ribadouro apresentou associados uma proposta de empréstimo à banca, no valor de 200 mil euros, que foi aprovada por maioria, tendo-se registado seis abstenções.

HA

Deixe um comentário