Sendim: VIII Festival Ibérico de Pauliteiros dá início às festas de Santa Bárbara

No próximo Domingo, dia 7 de agosto, vai realizar-se no largo da Igreja de Sendim, o VIII Festival Ibérico de Pauliteiros, um evento em que os grupos de pauliteiros e pauliteiras sendineses, vão receber a visita dos Pauliteiros de Palaçoulo, de São Martinho e dois grupos catalães, para assim iniciar as festas de Santa Bárbara.

De acordo com o presidente da Casa do Pauliteiro de Sendim, David Brás, o festival ibérico deste ano tem como novidade a participação de dois grupos catalães.

“Na edição deste ano vão participar os grupos vindos da Catalunha, o ‘La Colla Bastonera Les romanes de Barbera del Vallès’ e o ‘El Ball de Bastons de Salou’”, indicou.

Segundo David Brás, o Festival Ibérico de Pauliteiros de Sendim tem como marca distintiva o de juntar os grupos de pauliteiros da Terra de Miranda aos da vizinha Espanha.

“Tradicionalmente, o festival é realizado pelos grupos de pauliteiros e pauliteiras de Sendim e convidamos também outros grupos do concelho e os grupos espanhóis. Nas anteriores edições, contamos com a participação de grupos vindos das Astúrias e a Galiza”, informou.

O Festival Ibérico de Pauliteiros dá início às festas em honra de Santa Bárbara, a padroeira de Sendim, pelo que a organização do evento é feita em colaboração com os mordomos da festa.

Ao longo do ano, os Pauliteiros e Pauliteiras de Sendim tem como principal missão as atuações em Portugal e no estrangeiro, com o propósito de dar a conhecer a tradicional dança dos paus.

“Os pauliteiros e pauliteiras de Sendim costumam atuar em em todo o país, No estrangeiro costumamos atuar regularmente em Espanha, também já fomos a França e ao Brasil”, revelou.

Questionado sobre a diferença na dança dos pauliteiros entre os homens e as mulheres, David Brás, explicou que enquanto os homens utilizam mais a força e a virilidade, as mulheres são mais elegantes na dança.

E sobre esta dança tradicional, engane-se quem pensa que aprender é tarefa fácil. Bem pelo contrário, a dança dos paus pois exige muito treino, repetição, atenção, disciplina e coordenação com os outros pauliteiro(a)s.

“Para além da agilidade e da atenção, a aprendizagem da dança dos pauliteiros exige uma entrega total”, disse.

Segundo, o presidente da Casa do Pauliteiro de Sendim, os jovens aprendizes de pauliteiros só estão aptos a dançar nas atuações, após 10 a 20 ensaios e sempre com o devido acompanhamento dos pauliteiros mais experientes.

Afonso Ramos, tem 13 anos e é um dos jovens pauliteiros de Sendim. Diz que gosta de dançar para preservar a cultura tradicional e para conviver com os amigos.

“Para aprender a dançar é importante ter ritmo e se tivermos formação musical também ajuda”, disse.

Por sua vez, o irmão Gabriel Ramos, tem17 anos e acumula as responsabilidades de pauliteiro, músico e ensaiador dos mais novos.

“Para aprender a dançar é preciso paciência, dedicação e sobretudo gostar muito daquilo que se faz. Só assim é possível preservar a dança tradicional dos pauliteiros” – Gabriel Ramos.

Raquel, com 19 anos, integra o grupo das jovens pauliteiras de Sendim. Revelou que pertence ao grupo porque é uma tradição da terra que quer manter.

“Para quem nunca experimentou esta dança compreendo que seja difícil. É necessário treino”, disse.

Já para a Carolina, de 16 anos, a dança dos pauliteiros é uma tradição muito bonita e para ela é motivo de orgulho ser pauliteira de Sendim.

“Para aprender a dançar é de grande ajuda a coordenação entre as pauliteiras”, concluiu.

HA

Deixe um comentário