Sendim: Trail trouxe 300 atletas às arribas do Douro

No sábado, dia 30 de março, realizou-se em Sendim, o V Trail Arribas do Douro, uma prova de atletismo que juntou cerca de 300 pessoas, entre atletas e caminhantes que mais uma vez percorreram as arribas do rio Douro, num percurso que descreveram com belo, duro e técnico.

No trail de 16 quilómetros participaram 101 atletas, provenientes de clubes portugueses e espanhóis.

De acordo com a associação Mirai q’Alforjas, organizadora do evento desportivo, na caminhada de 12 quilómetros participaram 140 caminhantes.

Tal como nas edições anteriores, os atletas e caminhantes percorreram as arribas do rio Douro, este ano com algumas novidades, entre as quais a passagem pelo carreirão dos Pisões, um caminho estreiro, antigamente utilizado pelos burros para transporte da azeitona dos olivais plantados nas encostas do rio Douro.

De acordo com Fernanda Castro, da associação Mirai q’Alforjas, a organização do V Trail Arribas do Douro iniciou-se no passado mês janeiro, com a solicitação das licenças junto do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI), da União de Freguesias de Sendim e Atenor e do Município de Miranda do Douro.

“Obtidas as autorizações, iniciámos a angariação de patrocínios para a realização da prova, assim como a reunião das 15 pessoas que fazem parte da equipa organizadora”, indicou.

Para a organização do trail, seguiu-se o período de inscrição dos atletas e caminhantes e o consequente trabalho de confirmação das inscrições via email. Depois, foi realizado o design e encomenda dos kits, assim como o planeamento da logística de acolhimento aos participantes, como o alojamento, o almoço e entrega de prémios.

Nesta 5ª edição, os grandes vencedores do Trail Arribas do Douro foram Ilídio Moreiras, do Clube Desportivo de Miranda do Douro (CDMD) e Lucinda Moreiras, do Clube Académico de Macedo de Cavaleiros (CAMC), que concluíram a prova em 1 hora 10 minutos e 53 segundos e 1 hora 26 minutos e 30 segundos, respetivamente.




Tal como nas anteriores edições, a maioria dos participantes no trail em Sendim, foram atletas inscritos na Associação de Atletismo de Bragança (AABr), pertencentes a clubes como: o Clube Desportivo de Miranda do Douro; Ara Alfandeguense; Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros; Ginásio Clube de Bragança; Mirai q’Abutres Running; Mirandela a Correr; Grupo Desportivo de Bragança e Futebol Clube de Vinhais.

No trail participaram também atletas espanhóis vindos dos seguintes clubes: C.D. Solorunners Valladolid Ind_SF; Raya Trail Alcañices e Viladecans Triatló. Destaque ainda para vários atletas que competiram em nome individual.

Após o final da prova, a cerimónia de entrega dos prémios decorreu no pavilhão multiusos, na vila de Sendim, onde os vencedores Ilídio Moreiras (CDMD) e Lucinda Moreiras descreveram o V Trail Arribas do Douro como uma prova muito dura e técnica.

“Felicito a organização pela ótima sinalização do percurso e pelas bonitas paisagens desta região. Sobre a dificuldade da prova, pessoalmente, gosto de percursos com subidas e descidas acentuadas, como acontece habitualmente em Sendim. No próximo ano, se Deus quiser, espero voltar para a VI Trail Arribas do Douro”, disse.

A vencedora da prova feminina, Lucinda Moreiras, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, também reconheceu a dificuldade do percurso e felicitou a associação Mirai q’Alforjas pela organização da prova.

“Esta prova em Sendim é um bom exemplo do que é um trail ou corrida de montanha. Aos atletas é exigido um andamento muito técnico, com a descida ao rio Douro e depois a subida de regresso à vila de Sendim”, descreveu.

Já do lado dos caminhantes, Junior Rodrigues, percorreu pela primeira vez as arribas do rio Douro e mostrou-se impressionado com a beleza natural da região, apreciou o convívio com os outros caminhantes e elogiou a organização da prova.

“No próximo ano, vou voltar a fazer esta caminhada com a minha família”, disse.

Por sua vez, Maria de Céu e Elisa Fernandes, que são assíduas participantes na caminhada do Trail Arribas do Douro, indicaram que este ano o percurso foi mais plano e por isso mais fácil de percorrer.

“No ano passado tivemos que descer ao rio e voltar a subir debaixo de um dia com muito calor. Este ano, o percurso foi mais fácil e apesar da chuva e de algum frio, viemos precavidas com a capa impermeável e a caminhada fez-se bem”, disseram.

O V Trail Arribas do Douro contou com o apoio da Câmara Municipal de Miranda do Douro, da União de Freguesias de Sendim e Atenor, da Guarda Nacional Republicana, dos Bombeiros Voluntários de Sendim e da Associação de Atletismo de Bragança.

Na perspectiva do município de Miranda do Douro e da União de Freguesias de Sendim e Atenor, esta prova desportiva é vista como uma atividade que potencia o turismo no concelho, dado que traz a Sendim centenas de atletas e caminhantes que vêm acompanhados de familiares e amigos.

HA

Deixe um comentário