Sendim: Semana Santa com procissões, celebrações e convívio

Na vila de Sendim, a benção dos ramos na capela de Nosso Senhor da Boa Morte, seguida da procissão para a igreja matriz, onde se celebra a eucaristia Dominical, dá início às celebrações da Semana Santa, num programa que decorre de 24 de março até 1 de abril e que é organizado pela União de Freguesias de Sendim e Atenor.

A Semana Santa na vila de Sendim vai iniciar-se com a celebração do Domingo de Ramos, no dia 24 de março, às 11h30. Como é tradição, esta celebração inicia-se com a benção dos ramos na capela de Nosso Senhor da Boa Morte, seguida da procissão para a igreja matriz, onde se celebra a eucaristia dominical.

Na Quinta-feira Santa, 28 de março, às 18h30, vai celebrar-se a Missa Vespertina da Ceia do Senhor, seguida da procissão do Senhor da Piedade.

No dia 29 de março, Sexta-feira Santa, realiza-se às 22h00, a Procissão do Senhor da Boa Morte. Durante a tarde de sexta-feira, estão programados um concurso de vinhos caseiros, na casa da cultura; e o encontro de músicos sendineses, no salão nobre da junta de freguesia de Sendim.

No sábado, dia 30 de março, os destaques são: o V Trail Arribas do Douro, uma prova que já conta com mais de 200 atletas inscritos, nas modalidades de trail e na caminhada. Na tarde de sábado, o estádio Valentim Guerra volta a ser o recinto do jogo de futebol entre solteiros e casados e este ano a novidade é o jogo feminino. No final, todo(a)s o(a)s participantes têm direito a um lanche-convívio.

Assim sendo, no decorrer da Semana Santa, a par das celebrações religiosas, a população de Sendim tem a oportunidade de usufruir de outras atividades como a prova de vinhos, o encontro de músicos sendineses, o trail das Arribas do Douro e o convívio dos jogos de futebol entre casados e solteiros.

“Todas estas atividades realçam traços caraterísticos da população de Sendim, como são as atividades agrícolas do cultivo da vinha e o fabrico de vinho; a veia musical dos sendineses; a beleza da natureza envolvente ao rio Douro; e a grande afeição das pessoas por esta comunidade”, explicou o presidente da União de Freguesias de Sendim e Atenor, Luís Santiago.

Chegados ao Domingo de Páscoa, dia 31 de março, a festa começa com o repicar dos sinos, às 10h30 da manhã. Segue-se a atuação do gaiteiro na campanário da igreja, que precede o início da Missa Pascal. Na tarde de Domingo, a população de Sendim vai usufruir de um programa musical que inclui um grupo de fado, o concerto da Banda Filarmónica Mirandesa e as crianças vão entreter-se com o jogo de caça aos ovos de Páscoa.

Na vila de Sendim, as celebrações pascais concluem-se na segunda-feira, dia 1 de abril, na praia fluvial dos Pisões, com a degustação do folar e um passeio de barco pelo rio Douro. De acordo com a organização, esta atividade que tem como propósito promover o convívio entre a população e reavivar a tradição da partilha do folar de Páscoa.

O programa da Semana Santa é organizado pela União de Freguesias de Sendim e Atenor, em colaboração com a paróquia de Sendim e conta com o apoio do município de Miranda do Douro.

HA

Deixe um comentário