Sendim: Semana Santa com procissões, celebrações e convívio
Na vila de Sendim, a benção dos ramos na capela de Nosso Senhor da Boa Morte, seguida da procissão para a igreja matriz, onde se celebra a eucaristia Dominical, dá início às celebrações da Semana Santa, num programa que decorre de 24 de março até 1 de abril e que é organizado pela União de Freguesias de Sendim e Atenor.
A Semana Santa na vila de Sendim vai iniciar-se com a celebração do Domingo de Ramos, no dia 24 de março, às 11h30. Como é tradição, esta celebração inicia-se com a benção dos ramos na capela de Nosso Senhor da Boa Morte, seguida da procissão para a igreja matriz, onde se celebra a eucaristia dominical.
No dia 29 de março, Sexta-feira Santa, realiza-se às 22h00, a Procissão do Senhor da Boa Morte. Durante a tarde de sexta-feira, estão programados um concurso de vinhos caseiros, na casa da cultura; e o encontro de músicos sendineses, no salão nobre da junta de freguesia de Sendim.
Assim sendo, no decorrer da Semana Santa, a par das celebrações religiosas, a população de Sendim tem a oportunidade de usufruir de outras atividades como a prova de vinhos, o encontro de músicos sendineses, o trail das Arribas do Douro e o convívio dos jogos de futebol entre casados e solteiros.
“Todas estas atividades realçam traços caraterísticos da população de Sendim, como são as atividades agrícolas do cultivo da vinha e o fabrico de vinho; a veia musical dos sendineses; a beleza da natureza envolvente ao rio Douro; e a grande afeição das pessoas por esta comunidade”, explicou o presidente da União de Freguesias de Sendim e Atenor, Luís Santiago.
Na vila de Sendim, as celebrações pascais concluem-se na segunda-feira, dia 1 de abril, na praia fluvial dos Pisões, com a degustação do folar e um passeio de barco pelo rio Douro. De acordo com a organização, esta atividade que tem como propósito promover o convívio entre a população e reavivar a tradição da partilha do folar de Páscoa.
O programa da Semana Santa é organizado pela União de Freguesias de Sendim e Atenor, em colaboração com a paróquia de Sendim e conta com o apoio do município de Miranda do Douro.
HA