Sendim: Ramo de Natal e recital embelezaram a Missa do Galo

Na noite de Consoada, dia 24 de dezembro, em Sendim, realizou-se a tradição do Ramo de Natal para oferecer ao Menino Jesus, seguido de um recital ou declamação do Anjo aos Pastores, anunciando-lhes o Nascimento do Deus Menino.

A representação da Anunciação do Anjo Gabriel aos Pastores, sobre o Nascimento do Deus-Menino, antecedeu a celebração da Missa do Galo, em Sendim.

De acordo com o mordomo do Ramo de Natal, José Mourinho, esta é uma tradição de muitas gerações, na vila de Sendim, que importa preservar e transmitir aos mais novos.

“Após o interregno por causa da pandemia, este ano decidimos voltar a confecionar os doces típicos como os económicos, as rosquilhas, as cavacas e os bolinhos de pão-de-ló para enfeitar o Ramo de Natal. E para o recital que antecede o início da Missa do Galo, conseguimos reunir e ensaiar as crianças”, disse.

Segundo José Mourinho, este trabalho de preparação do Ramo de Natal e do recital do Nascimento de Jesus tem por objetivo embelzar a celebração religiosa e presentear população local e as muitas pessoas que regressam a Sendim nesta época festiva, fomentando asssim uma maior comunhão entre os sendineses.

Sobre o significado do Ramo de Natal, que estava ornamentado de doces típicos, José Mourinho revelou que é um modo de louvar e agradecer a Deus.

“Assim como os pastores e os magos ofereceram presentes ao Menino Jesus, também esta tradição do Ramo de Natal visa presentear o Deus Menino, com produtos tradicionais como o pão e os frutos”, explicou.

No início da Missa do Galo, o padre celebrante começou por elogiar a tradição do Ramo de Natal e o recital protagonizado pelas crianças.

“Nem o frio desta noite impediu a união de esforços entre a população de Sendim para continuar com esta bonita tradição, que dá mais significado e beleza ao Nascimento de Jesus! Cada um de nós é chamado a ser presença do amor divino que se fez homem. Jesus veio mostrar-nos que vale a pena viver, segundo os valores do Evangelho!”, disse.

No final da Missa do Galo, no adro da Igreja matriz, seguiu-se o leilão do Ramo de Natal dedicado ao Menino Jesus.

O dia Consoada, em Sendim, foi repleto de várias atividades organizadas pela mordomia da Fogueira do Galo. O programa começou ao início da tarde, com a arruada de Gaiteiros pelas ruas da vila.

Ao final da tarde, os mordomos acenderam a Fogueira do Galo, que foi o ponto de encontro dos sendineses antes da Missa do Galo, agendada para as 23h30.

À volta da fogueira, os pauliteiros sendineses realizaram ainda a “Queimada do Pau Velho”, uma tradição que assinala o fim das atuações e ensaios ao longo do ano e prepara os gaiteiros e dançadores para o novo ano.

A noite de consoada prosseguiu à volta da Fogueira com a música e as danças do pauliteiros, seguida de uma Ceia de Natal com caldo verde e bifanas, oferecidos pela mordomia da Fogueira do Galo.

A festa da Fogueira do Galo contou com o apoio da União de Freguesias de Sendim e Atenor, da Casa de L’ Pauliteiro, do Município de Miranda do Douro e da cooperativa Ribadouro.

De acordo com o presidente da União de Freguesias de Sendim e Atenor, Luís Santiago, as festas de Natal vão prosseguir no dia 7 de janeiro, com o Cantar do Reis, no pavilhão multiusos.

“Em Sendim, todos aos anos cabe à comissão de festas de Santa Bárbara oferecer os Reis à população. Este ano, em conjunto com o município de Miranda do Douro, foi escolhida a vila de Sendim, para acolher o festival do Cantar dos Reis e vamos receber a visita de grupos de todo o concelho”, informou.

HA

Deixe um comentário