Sendim: Jovens e idosos são os destinatários do CLDS Miranda CumBida

A funcionar desde março de 2020, na Casa da Criança Mirandesa, em Sendim, o programa Contrato Local de Desenvolvimento Social 4G (CLDS) Miranda CumBida, desenvolve atividades na área do Emprego e Formação e na área do Envelhecimento Ativo, procurando assim acompanhar e apoiar os jovens e as pessoas idosas do concelho de Miranda do Douro.

De acordo com a coordenadora técnica do CLDS Miranda CumBida, Tânia Gouveia, o objetivo deste programa, na área do emprego é capacitar e acompanhar as pessoas na procura ativa de emprego, na criação do seu próprio trabalho, bem como na informação e encaminhamento para ações de formação que se realizem por entidades públicas ou privadas.

“No emprego destaco, por exemplo, a iniciativa ‘Portas Abertas”, que resulta de uma parceria com a Associação Comercial e Industrial de Miranda do Douro (ACIMD), através da qual damos a conhecer as empresas e instituições existentes no concelho de Miranda do Douro. Com esta iniciativa estamos, simultaneamente, a divulgar as empresas e a prestar informação às pessoas que andam à procura de trabalho”, informou.

A 10 de fevereiro de 2022, o CLDS 4G Miranda CumBida, em parceria com a escola secundária de Miranda do Douro, promoveu uma visita ao Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Miranda do Douro. Aí, os jovens do 12º ano tiveram a oportunidade de conhecer de perto as várias funções desempenhadas pelos militares da GNR e adquirir mais informação para decidir sobre um possível percurso profissional nesta força de segurança.

Com idêntico propósito, a 4 de março, o CLDS, voltou a promover uma atividade de encaminhamento e orientação profissional, desta vez na área do turismo, para os alunos do 12º ano e alunos do curso técnico profissional de turismo.

“Com a visita a Picote, procurámos mostrar aos jovens a importância da atividade turística na região e das várias profissões envolvidas, que não se limita só à hotelaria e à restauração, há também outras profissão e empresas, como é o caso da dinamização turística e do alojamento local”, indicou.

Atualmente, no sítio eletrónico do CLDS 4G Miranda CumBida ou através da página no facebook poderá ter um conhecimento das ofertas de trabalho no concelho de Miranda do Douro e na região.

No âmbito do Envelhecimento Ativo, os técnicos do CLDS Miranda CumBida desenvolvem atividades como “Ua Puorta pa l’ mundo”, com o propósito de apoiar a população idosa a comunicar através das novas tecnologias.

Luís Matos, técnico do CLDS explicou que nesta atividade contatam as freguesias do concelho de Miranda do Douro para que informem a população desta oferta formativa.

“Em parceria com as freguesias, aproveitamos a estadia dos emigrantes para desenvolver esta atividade. Pretendemos facilitar a comunicação entre os idosos e os seus familiares que vivem no estrangeiro ou noutras localidades do país”, disse.

Também para as pessoas idosas, o CLDS 4G Miranda CumBida realizou nos meses de junho e julho (e vai voltar a realizar em setembro e outubro), as sessões de informação “Bamos a cuidar de ls nuossos”.

“Em conjunto com o município de Miranda do Douro, a GNR, a Segurança Social e algumas IPSS’s prestamos informações à população sobre vários assuntos como o estatuto do cuidador informal e questões relacionadas com a solidão, o isolamento e a segurança das pessoas idosas”, informou.

O programa CLDS-4G iniciou-se em março de 2020 e decorre até março de 2023, tendo como grande objetivo promover a inclusão social.

HA

Deixe um comentário