Sendim: 23º Festival Intercéltico a 2 e 3 de agosto

Já é conhecido o cartaz do 23º Festival Intercéltico de Sendim, cujos maiores destaques são os concertos dos grupos espanhóis Lenda Ártabra (Galiza) e Carrión Folk (Castela e Leão), no dia 2 de agosto e Alienda (Astúrias), a 3 de agosto.

De acordo com a organização, este ano o programa do festival quer destacar a proximidade cultural com a vizinha Espanha.

“O Intercéltico de Sendim, no concelho de Miranda do Douro, pretende privilegiar as relações de proximidade cultural com as terras e as gentes leonesas e castelhanas, com as quais a Terra de Miranda partilha um fundo histórico comum com longos séculos de vigência”, explicou o diretor do festival, Mário Correia.

Outra pretensão do 23ª Festival Intercéltico de Sendim é juntar às músicas tradicionais, os sons do mundo e os estilos da modernidade. Assim, no dia 3 de agosto, na Casa da Cultura de Sendim, vão atuar os franceses “Mazhar”, o dueto português “Dues” e ainda “Miguel Calhaz”.

A par dos concertos musicais, o programa do 23ª Festival Intercéltico de Sendim, cuja entrada é gratuita, contempla ainda a apresentação de livros e discos, mostras de artesanato e produtos da terra, tertúlias, a Feira do Livro e do Disco e o Bar Intercéltico.

“O Festival Intercéltico de Sendim pretende (re)afirmar a identidade programática definida no ano 2000, quando em terras de Sendim começámos esta aventura musical e cultural”, lê-se no comunicado.

O 23º Festival Intercéltico de Sendim é coorganizado pela associação cultural Etnofonias e pelo Centro de Música Tradicional Sons da Terra, sendo apoiado pelo Município de Miranda do Douro, pela União de Freguesias de Sendim e Atenor, pela Fundação Inatel, pela associação José Afonso e o Hotel Restaurante O Encontro.

HA

Deixe um comentário