Santulhão: Regressa o Festival do Entrudo

Após dois anos de interrupção por causa da pandemia, o festival do Entrudo de Santulhão está de regresso, nos dias 26,27 e 28 de fevereiro e 1 de março, para grande satisfação da população local que vê nesta tradição uma oportunidade de convívio e confraternização.

De acordo com Carla Torrão, do Grupo Recreativo e Associativo de Santulhão (GRAS), o festival deste ano vai ter menos atividades para evitar grandes aglomerações de pessoas.

“Mesmo assim, a população local está empolgada com a possibilidade de festejar a tradição do Entrudo e é com muita satisfação que voltamos a organizar esta festividade”, disse.

A festa da Entrudo, em Santulhão, transformou-se num festival com várias atividades.

“Antigamente, a folia era organizada espontaneamente pela população local e as pessoas usavam máscaras feitas com cortiça, bolhacas e outro materiais locais atiravam cinza ou farinha umas às outras . Quem pretenda vir ao festival de Santulhão tem que vir preparado para sujar-se, pois vai levar com farinha!”, avisou.

A figura do Entrudo é um boneco feita em estrutura de madeira, vestido com roupas velhas e enchido com palha. Esta figura vai ser julgada e queimada pelos males que aconteceram na aldeia.

“Este ano, o Entrudo vai ser acusado pelos males da pandemia”, adiantou.

O programa do festival do Entrudo, em Santulhão, vai começar com a Montaria ao Javali, na manhã de sábado, dia 26 de fevereiro, Nesse primeiro dia, há também um concerto musical protagonizado por David Caetano.

O Domingo começa com um passeio pedestre (8 km) para conhecer a beleza natural da aldeia de Santulhão. No final da caminhada, os participantes têm a oportunidade do almoço convívio. E para o serão está programado um teatro com o grupo “Fisga”.

Na segunda-feira, a organização do Festival do Entrudo oferece um jantar com o tradicional Butelo e as Cascas. Depois do jantar segue-se a exibição ou expiação do Entrudo pelas ruas da aldeia.

“A expiação do Entrudo consiste na exibição do Entrudo pelas ruas da aldeia, à noite, com música e o anúncio à população de que conseguimos prender o malfeitor e no dia seguinte vai ser julgado pela população”, descreveu.

E finalmente, na terça-feira de Carnaval vai realizar-se o desfile pelas ruas da aldeia, durante o qual toda a gente pode participar e a organização recomenda que as pessoas usem máscaras tradicionais.

Após o desfile, os vários entrudos e um Entrudo de grande dimensões (feito em giesta) são apresentados à população, que lhes dirige várias acusações.

“Perante as acusações do povo, o juiz dita a sentença, que por norma, é a morte e queima dos entrudos”, explicou. De acordo, com Carla Torrão a queima ou fogo significa a purificação.

O Festival do Entrudo de Santulhão vai culminar com um lanche convívio e a entrega dos prémios para os melhores mascarados, sejam adultos, jovens e crianças.

HA

Deixe um comentário