Santulhão: Passeio pedestre dos Três Termos proporcionou bem estar físico e convívio

No Domingo dia 17 de maio, cerca de 250 pessoas participaram no Passeio Pedestre dos Três Termos, uma atividade realizada pelas freguesias de Santulhão, Carção, Argozelo, que todos os anos tem como meta incentivar a atividade física, proporcionar o convívio entre as populações e dar a conhecer a beleza natural destas três localidades do concelho de Vimioso.

O anfitrião do 9º Passeio Pedestre dos Três Termos, o presidente da freguesia de Santulhão, Adrião Rodrigues, realçou que esta atividade tem a mais-valia de proporcionar o encontro e o convívio entre as populações das três localidades vizinhas de Santulhão, Carção e Argozelo.

“Antigamente, quando as feiras mensais nestas localidades tinham outra importância eram a ocasião e o motivo de encontro entre as populações. Com o passar dos anos, as feiras mensais foram perdendo dimensão pelo que é importante criar alternativas que proporcionem o encontro e o convívio entre as pessoas das várias localidades, O passeio pedestre dos Três Termos é uma boa estratégia de socialização e que simultaneamente promove a atividade física na natureza”, justificou o autarca de Santulhão.

Em Santulhão, este passeio passeio pedestre antecede a Feira do Azeite e da Oliveira Santulhana, agendada para o fim-de-semana de 30 e 31 de maio, pelo que foi um convite aos caminhantes para visitar o certame.

Todos os anos, o passeio é organizado pelas três freguesias de Santulhão e conta com o apoio do município de Vimioso. O presidente do município, António Santos, foi um dos participantes e elogiou a continuidade desta atividade.

“Este é já o 9º Passeio Pedestre dos 3 Termos, que se bem me recordo iniciou-se quando eu era presidente da Freguesia de Carção e acolhi a ideia com entusiasmo, pois acredito que é a união que faz a força. A grande adesão das populações de Santulhão, Carção e Argozelo mostra o bem que esta atividade faz à saúde física e também à saúde mental, pois promove o convívio e a socialização entre nós”, disse o autarca vimiosense.

Por sua vez, o técnico de desporto do município de Vimioso, Henrique Gonçalves, explicou que este ano, o percurso do passeio levou os caminhantes a conhecer a zona sudoeste da freguesia de Santulhão.

“Este ano desenhámos um passeio em direção às freguesias vizinhas de Matela, Avinhó, Talhas e Izeda, onde os caminhantes tiveram a oportunidade de avistar os olivais centenários que existem nos montes e ladeiras próximos do rio Sabor”, explicou.

Na freguesia de Santulhão, o professor de educação física acrescentou que há aulas semanais de ginástica, para incutir hábitos de vida saudável na população.

“Em Santulhão, ao longo do ano há aulas de ginástica de manutenção, duas vezes por semana, às terças-feiras e sextas-feiras, a partir das 18h00. As aulas de ginástica são muito participadas, com cerca de 50 pessoas, o que revela o interesse das pessoas pelo cuidado da saúde física”, disse.

Teresa de Jesus Dias, residente em Santulhão, com 77 anos, aventurou-se na caminhada de 10 quilómetros, do Passeio dos Três Termos.

“Sou consciente dos benefícios que a atividade física dá, mesmo na minha idade. Por isso, semanalmente participo na ginástica de manutenção em Santulhão. Também decidi participar no passeio pois é uma oportunidade para reencontar pessoas amigas de outras localidades”, justificou.

O presidente da Freguesia de Carção, Daniel Ramos, destacou o ambiente de convívio e confraternização que o Passeio Pedestre dos Três Termos proporciona às centenas de partcipantes provenientes das várias localidades do concelho de Vimioso.

“No próximo ano, o X Passeio Pedestre dos Très Termos vai realizar-se em Carção. Todos os anos, esta atividade gera um ambiente de confraternização e de amizade entre as populações. Incutir hábitos de atividade física é uma prioridade na freguesia de Carção, onde oferecemos aulas de ginástica, sessões de fisioterapia de grupo e aulas de zumba”, indicou o autarca.

Entre os caminhantes, Sofia Afonso, de Carção, é uma assídua participante no Passeio Pedestre dos Três Termos. Após 47 anos de trabalho em Paris (França), esta antiga emigrante regressou definitivamente à sua terra natal, onde diz apreciar o dia-a-dia no meio rural, o ar puro e a tranquilidade.

“Fui emigrante em França e já regressei a Portugal há 12 anos. Desde então, participo todos os anos no Passeio Pedestre dos Três Termos, quer em Santulhão, Carção e Argozelo. Esta atividade é ótima, pois é um convite a caminhar na natureza e simultaneamente proporciona o convívio e a amizade com as pessoas das localidades vizinhas”, disse.

O presidente da Freguesia de Argozelo, Francisco Lopes, também acompanhou cerca de 70 fregueses argozelenses no Passeio Pedestre dos Três Termos, em Santulhão. O autarca elogiou o trabalho conjunto entre as três freguesias.

“Felicito as freguesias de Santulhão, Argozelo e Carção pela nona organização conjunta deste passeio pedestre, que tem os benefícios de dar mais saúde às populações e mais convívio e confraternização entre todas as pessoas. Desejo que esta iniciativa se mantenha por muitos anos”, destacou o autarca argozelense.

De Argozelo, Dulce Peças, veio no grupo de 70 pessoas para participar no Passeio Pedestre dos Três Termos, em Santulhão. Questionada sobre o que a motivou a participar, a caminhante argozelense justificou o cuidado da saúde física.

Todos os anos, o Passeio dos Três Termos é uma iniciativa conjunta das freguesias de Santulhão, Carção e Argozelo, que conta com o apoio do município de Vimioso.

HA

Deixe um comentário