Picote: Trail “Tierra de Miranda” atraiu atletas e visitantes à região

A localidade de Picote, acolheu no passado Domingo, dia 24 de setembro, a primeira edição do “Ultra Trail Tierra de Miranda”, uma corrida de montanha, que decorreu nas arribas do rio Douro e reuniu cerca de 250 participantes, portugueses, espanhóis e de outras nacionalidades.

Partida para a corrida de 20 quilómetros. (Vídeo Nuno Martins CMDM)

A corrida foi organizada pelo Clube Desportivo de Miranda do Douro (CDMD) e realizou-se nas modalidades de caminhada (10 quilómetros), trail curto (20 quilómetros) e trail longo (45 quilómetros).

Na corrida de 20 quilómetros, Ilídio Moreira, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros concluiu a prova em 1 hora 49 minutos e 24 segundos. O segundo classificado foi João Preto (Ginásio Clube de Bragança). E o terceiro lugar foi alcançado pelo atleta espanhol Alejandro Rodriguez (Club Deportivo Alcacêr /Salamanca).

O atleta de Malhadas, Cesár Pires, que percorreu os 20 quilómetros, em 2 horas e 33 segundos, alcançou o 1º lugar no escalão de veteranos e 5º na classificação geral, elogiou a organização da prova.

“A corrida foi muito bem sinalizada. No percurso, descemos até ao rio Douro e depois voltamos a subir até ao Barrocal do Douro. De seguida, contornamos o rio e regressámos a Picote, com uma parte final bastante exigente e técnica, que culminou no miradouro da Fraga do Puio, uma das muitas paisagens belíssimas desta região”, descreveu.

Nas senhoras, a jovem atleta espanhola, Cristina Alfonso (Trail La Raia Alcañices) foi a primeira a chegar à meta, com um tempo de 2 horas 12 minutos e 53 segundos. A segunda classificada foi Ana Lopes ( Mirandela a Correr). E no terceiro lugar do pódio ficou Verónica Rodriguez (Club Deportivo Alcácer).

Sobre a prova, a vencedora, Cristina Alfonso, disse que se sentiu muito bem ao longo dos 20 quilómetros de corrida e nem as sucessivas descidas e subidas a impediram de desfrutar das paisagens das arribas do Douro.

Na corrida de 45 quilómetros, o espanhol, Santiago Fernandez concluiu a exigente prova em 3 horas 43 minutos e 47 segundos. Na prova feminina, Rosário Sebastião, foi a primeira classificada com um tempo de 5 horas e 7 minutos.

De Vila Real, Luís Fontinha veio até Picote para correr os 45 quilómetros. Após concluir a prova. o veterano atleta, visivelmente exausto, indicou que o calor do dia dificultou ainda mais a corrida.

Tino Mavz, natural de Munique, na Alemanha, é praticante de trail running há 30 anos. Sobre a sua primeira vinda até Picote, o atleta alemão que veio acompanhado da esposa, disse que descobriu o “Ultra Trail Tierra de Miranda” na internet e gostou muito de correr nas “incríveis paisagens” das arribas do Douro.

No final do evento desportivo, o presidente do Clube Desportivo de Miranda do Douro CDMD), Nuno Martins, mostrou-se satisfeito pelo modo como decorreu o “Ultra Trail Tierra de Miranda” e destacou o papel na organização de atletas locais, como Alírio Sebastião, Rosário Sebastião, Humberto Vara e César Pires.

“À semelhança do que já tinha acontecido no trail em Paradela, também aqui em Picote, a organização está de parabéns pois conseguimos reunir atletas de outos países e sobretudo espanhóis, o que nos permite aprofundar laços de amizade e de colaboração entre nós. Por isso, um dos nossos objetivos é continuar a organizar eventos desportivos que promovam a cooperação transfronteiriça”, disse.

Por sua vez, o presidente da Freguesia de Picote, Jorge Lourenço destacou as condições naturais da localidade, propícias para a realização de provas desportivas.

«A freguesia de Picote tem trilhos e percursos que permitem desfrutar do turismo de natureza. No “Ultra Trail Tierra de Miranda” os atletas puderam percorrer estes caminhos nas arribas e até ao rio Douro. Para o sucesso deste evento desportivo, também contribuiu o programa cultural da Festa das Línguas, que decorreu nos dias anteriores. Em conjunto com o CDMD pretendemos dar continuidade a esta prova desportiva, de modo a trazer mais visitantes à nossa região”, disse.

Presente em Picote, a presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, mostrou-se recetiva a apoiar a prática desportiva e a realização de eventos desta natureza no concelho.

“O município de Miranda do Douro dá grande importância ao desporto, seja no apoio aos clubes e às escolas de formação, mas também à realização de eventos como são as caminhadas e agora mais recentemente os trails runnings ou corridas de montanha. Esta nova modalidade desportiva tem cada vez mais participantes, sobretudo na vizinha Espanha e no nosso concelho há excelentes condições para a prática destas corridas. Conjugar o desporto com o turismo é uma ótima estratégia para atrair mais pessoas ao nosso território e para estadias mais longas”, concluiu.

A primeira edição do “Ultra Trail Tierra de Miranda” foi organizada pelo Clube Desportivo de Miranda do Douro (CDMD) e conta com os apoios da Associação de Atletismo de Bragança, do Município de Miranda do Douro, da Junta de Freguesia de Picote e da Frauga – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Picote.

HA

Deixe um comentário