Palaçoulo: Tanoaria J.M.Gonçalves vai participar na Enotécnica – Feira de Viticultura e Enologia

Após 15 anos de interregno, a Enotécnica – Feira de Viticultura e Enologia está de regresso à Exponor – Feira Internacional do Porto, nos dias 7 e 8 de fevereiro, numa exposição que vai contar com a participação da conceituada Tanoaria J.M.Gonçalves, Lda., de Palaçoulo.

De acordo com o enólogo e sócio-gerente da tanoaria, José Abílio Gonçalves, a Enotécnica é um certame dedicado aos setores vitícola, isto é, ao cultivo da vinha, e enológico, ao fabrico do vinho.

“No início deste século, já haviam sido realizadas duas feiras vitícolas em Portugal. Dado que o nosso país é tradicionalmente vitivinícola, isto é, há muitas regiões que se dedicam ao cultivo da vinha e ao fabrico de vinho, faz todo o sentido que haja um grande certame dedicado a estas duas importantes atividades económicas”, justificou.

Considere-se que em Portugal há regiões onde se produzem vinhos de reconhecida qualidade, a começar desde logo, pela mais antiga região vitivinícola regulamentada do mundo: a região do Douro. Para além do Douro, há outras regiões que se destacam no cultivo da vinha e fabrico do vinho como são o Dão, a região dos Vinhos Verdes, a Bairrada, as Beiras, Lisboa, Setúbal, o Alto e Baixo Alentejo, o Algarve ou a Madeira.

Dada a importância deste setor para a economia do país, a Enotécnica é um evento com um cariz profissional, direcionado para produtores de vinho, adegas, cooperativas, comerciantes de vinho e distribuidores, durante o qual vão ser expostos produtos e equipamentos.

“Na Enotécnica, os visitantes vão encontrar múltiplos produtos desde as simples rolhas, garrafas, rótulos ou capsulas, passando pelas barricas e vasilhames de inox, por uma grande panóplia de produtos enológicos, até aos sofisticados softwares usados na vinha e fabrico do vinho ou os serviços de marketing de promoção dos vinhos”, explicou.

Um dos objetivos da Enotécnica é reconhecer a excelência dos fabricantes e das marcas, assim como antecipar tendências e fomentar a concretização de negócios.

Para José Abílio Gonçalves, participar nestes eventos permite estabelecer contatos com as adegas, dar a conhecer os novos produtos e concretizar negócios.

“Estas feiras são oportunidades para apresentar os nossos produtos, como é o caso da barrica vulcânica “Onyx”. Esta inovadora barrica, que está a ser desenvolvida desde 2018, tem como mais-valia o tratamento térmico, sem combustão, assegurando assim a ausência de aromas fumados”, explicou.

Por sua vez, Sara Gonçalves, outra responsável da tanoaria, acrescentou que a barrica “Onyx fusion” é tostada com recurso a pedras vulcânicas, provenientes de países como a Islândia, Itália, Japão e E.U.A, o que elimina a presença de toxinas, permitindo assim aos enólogos criar um vinho com uma mineralidade equilibrada e maximizando a expressão da fruta.

Para além da “Onyx fusion”, na Enotécnica, em Matosinhos, a Tanoaria J.M.Gonçalves vai expor outros produtos.

“Vamos expor várias barricas, entre as quais a barrica spin barrel que é concebida para a fermentação de vinhos. Também vamos mostrar os chamados produtos alternativos, como as aparas, as inter-barricas, as aduelas, entre outros produtos inovadores”, avançou.

Ao longo dos dois dias do evento estão programadas várias conferências dedicadas à inovação e à sustentabilidade. Sobre estas conferências, Sara Gonçalves revelou que para além dos negócios também é importante acompanhar a evolução do setor.

“O tema da Enotécnica deste ano é a inovação para a sustentabilidade. As várias conferências são também uma oportunidade para partilhar informações e conhecimentos nos setores vitícola e enológico”, disse.

A jovem gestora da Tanoaria J.M.Gonçalves, Lda., revelou ainda que ao longo do ano a empresa participa noutros eventos internacionais, como a Enomaq – Salão Internacional de Máquinas e Equipamentos para Adegas, que decorre na Feira de Saragoza (Espanha).

“Ainda em Espanha, entre os dias 13 e 14 de março, vamos participar na Feira de Valladolid. Direta ou indiretamente, faz parte da nossa estratégia empresarial participar nestes grandes eventos vitícolas em países como Espanha, França e nos E.U.A.”, indicou.

Neste novo ano, outra novidade da Tanoaria J.M.Gonçalves, Lda. é o patrocínio da gala da revista Essência do Vinho e a participação na entrega dos prémios.

HA

Deixe um comentário