Palaçoulo: Pauliteiros celebram a festa da padroeira Santa Bárbara

Palaçoulo celebra este fim-de-semana, de 9 e 10 de setembro, a festa em honra de Santa Bárbara, padroeira dos pauliteiros locais, com um programa festivo em que os destaques são o peditório pelas ruas da localidade, a missa solene, seguida da procissão e o XX Festival de Folclore Caramonico.

A festa em Palaçoulo, inicia-se no serão de sábado, dia 9 de setembro, com a atuação musical do grupo DM Music, agendada para as 22h00.

O Domingo, dia grande da festa em honra de Santa Bárbara, inicia-se às 6h00 da manhã, com a alvorada. De seguida, às 7h00, os mordomos da festa, acompanhados pelos pauliteiros de Palaçoulo começam o peditório pelas ruas da localidade.

No decorrer deste peditório, os pauliteiros dançam de porta em porta. Segundo a tradição, os pauliteiros perguntam aos conterrâneos qual é o “lhaço” ou a dança que querem ver dançar. Os “lhaços” que exigem maior esforço aos pauliteiros, com é por exemplo, a dança do “Assalto ao castelo”, são os que geram maior esmola.

Ao início da tarde (14h30) celebra-se na igreja matriz de Palaçoulo, a missa solene em honra de Santa Bárbara, seguida da procissão. Nesta procissão, a tradição ordena que são os pauliteiros locais a transportar o andor de Santa Bárbara.

Durante a tarde, a festa prossegue com a realização do XX Festival de Folclore Caramonico, que este ano tem como grupos convidados: o Rancho Folclórico Fazendeiros de Montemor-o-Novo, o Rancho da A.C.D de Mindelo e o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Calendário.

A festa em Palaçoulo termina com uma churrascada, organizada pela comissão de festas em honra de Nossa Senhora do Rosário 2023/2024.

HA

Deixe um comentário