Mogadouro: Município promove via-sacra ao vivo
Uma centena de figurantes da comunidade de Mogadouro participam numa Via-Sacra, ao vivo, agendada para 30 de março, que vai percorrer as principais artérias da vila.
“A encenação da Via Sacra envolve pessoas da comunidade, juntando o teatro com as raízes, tradições e a religiosidade local”, disse a vereadora do pelouro da Cultura do município de Mogadouro, Márcia Barros.
“Esta representação é uma oportunidade para conhecer de perto a religiosidade de uma comunidade forte, em pleno Nordeste transmontano”, indicou a autarca.
A Via Sacra é um exercício de piedade, geralmente feito diante de pequenas cruzes ou quadros com cenas da Paixão de Cristo, através dos quais se recordam catorze passos do sofrimento, crucifixão e morte de Jesus.
“No exercício da Via-Sacra aceitamos o convite de Jesus a segui-Lo, contemplando-O no caminho que Ele fez por nós até à morte na Cruz. Jesus é o inocente que recebe e assume em si uma culpa que não tem: foi condenado injustamente. Mas o sofrimento não vale por si, vale enquanto expressão de amor. E o de Jesus é a expressão máxima do amor com que Deus nos ama, até ao extremo”, explica o Santuário de Fátima.
Fonte: Lusa