Mogadouro: Município assinou protocolo para formação dos agentes turísticos do concelho
O município de Mogadouro e a Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego assinaram um protocolo para implementar no concelho, o programa Formação + Próxima, destinado a empresários do setor turístico, hotelaria, restauração e comércio.
“Este protocolo nasce da necessidade de formação e atualização constante das pessoas ligadas ao atendimento ao público como é o caso da restauração, os serviços, os produtores locais, para melhorar aquilo que se oferece e todos os serviços em si”, explicou à Lusa a vereadora do município de Mogadouro, Márcia Barros.
A responsável autárquica acrescentou ainda que foi feito um levantamento junto dos mais diversos setores de atividade, no qual responderam mais de 60 interessados.
“As ações de formação a desenvolver são determinadas com base num diagnóstico inicial de necessidades e interesses realizado junto do público-alvo. Em Mogadouro, a fase de diagnóstico terminou a 10 de novembro, tendo sido obtida a participação de mais de 70% dos empresários dos setores alvo”, indicou a autarquia.
Este diagnóstico foi realizado através de uma ferramenta digital que permite aferir conclusões quase imediatas sobre as ações a priorizar, horários mais adequados para as aulas e uma estimativa do número de formandos em cada ação.
“Deste modo, será possível desenhar um plano de formação direcionado para a realidade dos empresários e dos trabalhadores do setor do turismo no concelho de Mogadouro, o que, certamente, vai contribuir de forma muito positiva para os resultados do projeto, em horário pós laboral”, disse Márcia Barros.
Já o coordenador da formação contínua da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego, Américo Mário Rodrigues, explicou que uma das ideias é colocar escolas de formação direcionadas para os ativos locais nomeadamente na área do turismo.
“O que pretendemos é capacitar os agentes locais para um grau de exigência cada vez maior que os turistas têm. Se soubermos cativar e receber este público-alvo para o património local, conjuntamente com os municípios, só assim é podemos atrair pessoas para o interior do país para este setor económico”, vincou o responsável.
A Escola de Turismo Douro – Lamego pertence ao Ministério da Economia e desenvolve a sua ação com cursos de nível IV e V, nas áreas de Técnicas de Cozinha e Pastelaria, Técnicas de Restauração e Bebidas, Gestão Hoteleira – Alojamento, Gestão Hoteleira Restauração e Bebidas; Gestão de Produção de Cozinha e Gestão de Produção de Pastelaria.
Fonte: Lusa